Geral

Rodízio de carros em SP no Natal e no Ano Novo de 2023; veja como vai funcionar

19 dez 2023, 12:57 - atualizado em 19 dez 2023, 12:57
Rodízio, Carros, Natal, Ano Novo, Trânsito, São Paulo, SP
O rodízio municipal em São Paulo irá começar em dezembro, e se estenderá até os primeiros dias de janeiro (Imagem: Getty Images/Canva)

Como de costume, no período das festividades do fim de ano, a dúvida sobre o rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo vem à tona.

Sendo assim, a Prefeitura de São Paulo divulgou por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) que suspenderá o rodízio entre o fim de dezembro e inicio de janeiro de 2024. Ou seja, a partir do dia 25 de dezembro até o dia 7 de janeiro. A restrição de circulação voltará no dia 8 de janeiro, segunda-feira.

  • ‘Queridinha’ dos investidores, BB Seguridade (BBSE3) perde seu posto para a Caixa Seguridade (CXSE3); Analista da Empiricus Research explica por que fazer essa troca na carteira no Giro do Mercado desta terça-feira (19), clique aqui e entenda:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rodízio: Regras de circulação

Veículos pesados como caminhões, por exemplo, seguem com a restrição municipal de circulação nas Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e de Máxima Restrição ao Fretamento.

O rodízio municipal impõe as regras de circulação para veículos no Centro Expandido de São Paulo nos períodos de pico do tráfego urbano, estipulados das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h, ao fim do dia.

As regras de restrição proíbem, para cada dia útil da semana, a circulação de dois finais de placa. A saber:

  • Segunda-feira: final de placa 1 e 2;
  • Terça-feira: final de placa 3 e 4;
  • Quarta-feira: final de placa 5 e 6;
  • Quinta-feira: final de placa 7 e 8; e
  • Sexta-feira: final de placa 9 e 0.

O Centro Expandido de São Paulo é a região da cidade delimitada pelo centro histórico e o conjunto de avenidas e ruas que compõem o minianel viário. São elas:

Multa

Motoristas que forem flagrados circulando no Centro Expandido por radares, policiais ou agentes de trânsito infringindo as regras estão sujeitos à infração média, com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O valor da multa é de R$ 130,16.

Além disso, é importante ressaltar que as faixas exclusivas de ônibus também não estão liberadas para circulação. Sendo assim, quem cometer essa infração gravíssima ficará sujeito a receber 7 pontos na carteira e pagar uma multa de R$ 293,47.

Rodízio: Quais veículos estão isentos?

Aos motoristas que portem modelos elétricos e híbridos, o rodízio municipal é isento. Sendo assim, a restrição não inclui carros com motores carregados à bateria, como híbridos leves, com sistema de 48V, híbridos convencionais e aos veículos do tipo plug-in.

Além disso, é concedida a isenção do rodízio aos veículos utilizados para serviços considerados essenciais, como ambulâncias, viaturas da polícia e bombeiros, por exemplo. No caso de médicos, transportadores de cargas especiais e transporte escolar, é possível solicitar essa concessão.

Para gestantes e pessoas com problemas de saúde que restringem a mobilidade, também é concedida a solicitação da isenção.