Rodízio de carros em SP no Ano Novo; veja como vai funcionar
Com o Ano Novo chegando, 2023 está em seus últimos suspiros. Aos que vão viajar, ou até mesmo os que ficarão na capital de São Paulo, vem à tona a dúvida sobre o rodízio municipal de veículos na cidade.
A Prefeitura de São Paulo divulgou, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), na semana passada, que suspenderá o rodízio entre este fim de dezembro e inicio de janeiro de 2024.
Ou seja, desde segunda-feira (25), o rodízio está paralisado e se estenderá até o dia 7 de janeiro. Assim, a restrição de circulação voltará no dia 8 de janeiro, segunda-feira.
- Como a reforma tributária pode impactar os seus investimentos? Matheus Spiess explica os efeitos da aprovação da reforma e seus próximos desafios. Confira no Giro do Mercado clicando aqui e prepare sua carteira:
Rodízio: Quais são as regras de circulação?
Veículos pesados, como caminhões, por exemplo, seguem com a restrição municipal de circulação nas Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e de Máxima Restrição ao Fretamento.
O rodízio municipal impõe as regras de circulação para veículos no Centro Expandido de São Paulo nos períodos de pico do tráfego urbano, estipulados das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h, ao fim do dia.
As regras de restrição proíbem, para cada dia útil da semana, a circulação de dois finais de placa. A saber:
- Segunda-feira: final de placa 1 e 2;
- Terça-feira: final de placa 3 e 4;
- Quarta-feira: final de placa 5 e 6;
- Quinta-feira: final de placa 7 e 8; e
- Sexta-feira: final de placa 9 e 0.
O Centro Expandido de São Paulo é a região da cidade delimitada pelo centro histórico e o conjunto de avenidas e ruas que compõem o minianel viário. São elas: