BusinessTimes

Robôs catapultaram onda GameStop em plataformas de mídia social, diz estudo

26 fev 2021, 15:20 - atualizado em 26 fev 2021, 15:21
Fachada de loja da GameStop em Nova York
As ações da GameStop dispararam no mês passado depois que usuários do Reddit se uniram para colocar contra a parede fundos de hedge que haviam apostado contra a varejista de videogames e outras empresas (Imagem: REUTERS/ Nick Zieminski)

Bots nas principais plataformas de mídia social têm promovido as ações da GameStop (GME) e outros papéis, de acordo com uma análise da empresa norte-americana de segurança digital PiiQ.

O estudo sugere que atores econômicos ou estrangeiros organizados podem ter desempenhado um papel no frenesi ocorrido em fóruns de investimentos do Reddit.

As ações da GameStop dispararam no mês passado depois que usuários do Reddit se uniram para colocar contra a parede fundos de hedge que haviam apostado contra a varejista de videogames e outras empresas.

O presidente-executivo do Reddit, Steve Huffman, disse ao Congresso dos Estados Unidos neste mês que os bots, contas artificiais ou falsas com conteúdo automatizado, não desempenharam um “papel significativo” no tráfego de mensagens relacionado à GameStop no Reddit.

Porém, a análise da PiiQ Media das publicações no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube mostra que os bots usaram as plataformas para empurrar a ação da GameStop e outros papéis, embora não esteja claro o quão influentes eles foram no movimento geral.

Uma startup que se concentra em riscos de mídia social, a PiiQ disse que examinou padrões de palavras-chave como “Hold the Line” e o símbolo de ações da GameStop, “GME”, em conversas e perfis antes do frenesi de 28 de janeiro até 18 de fevereiro. Para comparação, também avaliou publicações em um conjunto não relacionado de ações.

A PiiQ disse que identificou “padrões de início e parada” diários muito semelhantes nas postagens relacionadas à GameStop, com atividades começando no início do dia de negociação seguida por um grande pico no final do pregão. Esses padrões são indicativos de bots, disse Aaron Barr, cofundador e diretor de tecnologia da PiiQ.

“Vimos padrões claros de comportamento artificial nas outras quatro plataformas de mídia social. Quando você pensa em conteúdo orgânico, ele é variável no dia, variável no dia a dia. Não tem exatamente o mesmo padrão todos os dias durante um mês”, disse ele.

Com base em seu sistema de pontuação de autenticidade, a PiiQ estima que há dezenas de milhares de contas de bots promovendo as ações da GameStop, e outros papéis além da Dogecoin, uma criptomoeda que entrou no frenesi. Milhares de contas falsas podem ser compradas por apenas 200 dólares, disse.

A empresa não analisou os dados do Reddit, mas Barr disse que espera ver um padrão semelhante de atividade no Reddit, indicando um gerenciamento coordenado de conversas como bots.

GameStop GME
Com base em seu sistema de pontuação de autenticidade, a PiiQ estima que há dezenas de milhares de contas de bots promovendo as ações da GameStop (Imagem: Reuters/Carlo Allegri)

Um representante do Reddit não fez comentários além do testemunho de Huffman. Representantes do YouTube, Facebook e sua subsidiária Instagram não responderam aos pedidos de comentários. As plataformas de mídia social geralmente tentam eliminar bots, disse Barr.

Um porta-voz do Twitter disse que “bots” se tornou um termo abrangente que muitas vezes pode descaracterizar a natureza da conta. A empresa observa que os bots podem ser usados ​​em sua plataforma para fins criativos ou inovadores.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar