Robô realiza cirurgias sem assistência humana, nos EUA
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, estão próximos de criar o primeiro robô capaz de fazer cirurgias completamente sozinhos. Segundo estudo publicado na revista Science Robotics, o sistema STAR (Smart Tissue Autonomous Robot) completou com sucesso quatro cirurgias por laparoscopia em um suíno sem nenhuma assistência humana.
A cirurgia realizada conectou duas extremidades de um intestino. Os resultados apresentados foram melhores que o de cirurgias semelhantes realizadas em grupo por equipes humanas.
Para Hamed Saeidi, principal autor do artigo sobre o sistema automatizado, ainda existem alguns obstáculos a serem superados. O primeiro deles é a programação do robô para atender as especificidades biológicas dos tecidos humanos – que são muito diferentes dos porcos em alguns aspectos.
Nesse sentido, de acordo com o pesquisador, a programação de um sistema como o STAR é muito complicada já que o robô irá precisar lidar com estruturas muito mais maleáveis e imprevisíveis. O aparelho conta com visão tridimensional, que é a base para a construção de seu algoritmo.
Nos últimos anos, os investimentos em cirurgias robóticas têm aumentado em grande escala. Pesquisadores e empresas do setor enxergam as máquinas-cirurgiãs como uma oportunidade para realização de procedimentos cirúrgicos mais precisos e em maior quantidade.