BusinessTimes

Robinhood quer permitir que usuários comprem em IPOs

25 mar 2021, 18:09 - atualizado em 25 mar 2021, 18:09
Vlad Tenev
Como os papéis costumam subir quando estreiam na bolsa, fundos que recebem alocações no IPO levam vantagem (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

A Robinhood está montando uma plataforma para “democratizar” as ofertas iniciais de ações (IPOs), incluindo a sua própria, que permitiria aos usuários de seu aplicativo abocanhar ações junto com fundos de Wall Street, segundo pessoas a par do assunto.

A mudança pode prejudicar ainda mais o controle de Wall Street sobre as flutuações de ações.

Seria mais fácil implementar para o próprio IPO da Robinhood, dada a forma como as empresas e seus executivos de bancos de investimento controlam rigidamente as alocações em novas listagens.

Atualmente, clientes da Robinhood e outros traders amadores não podem comprar ações de uma empresa até que as ações comecem a ser negociadas.

Como os papéis costumam subir quando estreiam na bolsa, fundos que recebem alocações no IPO levam vantagem.

A alta média no primeiro dia de negociação de empresas nos Estados Unidos em 2020 foi de 36%, segundo o provedor de dados Dealogic.

A Robinhood planeja dividir uma parte de suas ações em oferta em seu IPO para seus 13 milhões de usuários e usar a tecnologia que está montando para administrar essa parte da oferta, disseram as fontes.

Embora a tecnologia do Robinhood seja nova, o conceito de reservar compartilhamentos para usuários não é. A empresa de entrega de alimentos Deliveroo, apoiada pela Amazon, que anunciou planos este mês de se listar em Londres, faz isso, embora um provedor terceirizado esteja administrando o processo.

Mais inovadora é a ambição de Robinhood de permitir que usuários comprem direto em IPOs de outras empresas. Precisaria negociar acordos com empresas e suas corretoras e obter a aval dos reguladores dos EUA, dizem as fontes. A Robinhood poderia ter influência nas negociações, defendendo que atuaria como uma ponte entre o IPO e um grande pool de demanda dos investidores.

Não ficou claro que tipo de arranjos a Robinhood buscaria, e nenhuma certeza de que sua ambição se concretizará, disseram as fontes, que pediram anonimato. A Robinhood não quis comentar.

Na terça-feira, a Robinhood protocolou confidencialmente a papelada na Securities and Exchange Commission (SEC, reguladora do mercado de capitais dos EUA) para seu IPO.

Embora a empresa ainda não tenha divulgado detalhes, a oferta pode acontecer nas próximas semanas e a avaliaria em até 50 bilhões de dólares, disseram as fontes.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar