Ao Vivo: Acompanhe a posse da presidente da Petrobras (PETR4) Magda Chambriard
A presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, toma posse nesta quarta-feira em evento que também contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Onde investir neste mês? Veja 10 ações em diferentes setores da economia para buscar lucros. Baixe o relatório gratuito aqui.
Chambriard foi indicada ao cargo ainda em 14 de maio, assim que o ex-CEO Jean Paul Prates foi demitido.
A expectativa é que a escolhida, que possui carreira no setor de petróleo e gás, tenha maior interlocução política com o Palácio do Planalto. Atritos entre Prates e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, motivaram a saída do petista.
Sinais positivos de Chambriard e reação do mercado
Sua primeira entrevista, do dia 27 de maio, agradou analistas de mercado. Na fala, Chambriard afirmou que a empresa irá respeitar os interesses de acionistas majoritários e minoritários e que se a companhia dar lucro, irá pagar os dividendos.
Os gordos proventos da estatal são o grande chamariz para investidores gringos e nacionais.
“Se der lucro e atender interesses de acionistas públicos e privados, vamos pagar dividendos”, colocou.
Além disso, Chambriard frisou que irá respeitar a ‘lógica empresarial’ e que é muito fácil da Petrobras dar lucros. Em certo momento, a CEO chegou a comentar a queda das ações após o seu nome ter sido indicado. No dia, o papel derreteu 6%. “Falei gente, hora de comprar”.
Entre analistas e especialistas do setor, a percepção é que Magda pode ser uma continuidade de Jean Paul Prates, cuja gestão colocou o valor de mercado da Petrobras nas máximas históricas.
Para o Bradesco BBI, em geral, os comentários de Magda ficaram dentro das expectativas. “Acreditamos que ela não dedicará tempo para mudar a política de preços/dividendos, concentrando seus esforços na tentativa de reativar a indústria naval brasileira e também na tentativa de acelerar investimentos em refino e em fertilizantes”, discorre.