Rival da Nike alerta para ociosidade de fábricas chinesas
Um quarto da capacidade de produção chinesa usada por marcas globais de roupas esportivas está ociosa, segundo um executivo do setor, refletindo o impacto da guerra comercial, que afasta as maiores fabricantes do segmento do país asiático.
O êxodo tem forçado fábricas a oferecer descontos de 10% para marcas locais, como a Xtep International Holdings, disse o presidente do conselho da empresa, Ding Shui Po, em entrevista à Bloomberg em Hong Kong. A empresa de roupas esportivas, com sede na província de Fujian, no sul do país, é uma das poucas marcas chinesas que competem com gigantes como Nike e Adidas.
“As fábricas estão sob grande pressão”, disse Ding. “Com a política de Trump, essas marcas internacionais estão migrando para o exterior, o que resulta em capacidade de produção ociosa”, disse, referindo-se à campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de cobrar tarifas sobre as exportações chinesas para os EUA, a fim de forçar concessões políticas de Pequim.
Para o setor de roupas esportivas da China, com exportações na casa dos US$ 4,7 bilhões, o crescente mercado local pode compensar parcialmente a redução da demanda externa, disse Ding. “Ao mudar para o ’made-in-China’ e ’sold-in-China, as fábricas encurtam os ciclos de produção e isso pode ser bom”, disse.
Vantagem da Xtep
Ding disse que os fabricantes de roupas esportivas locais, como a Xtep, ainda levam vantagem. No início do ano, a Xtep comprou uma empresa dos EUA que trouxe a marca de tênis K-Swiss, as botas Palladium e os sapatos Supra para o portfólio.
A empresa planeja expandir a produção de suas marcas internacionais na China – aproveitando os baixos preços dos fabricantes. “Podemos produzir nessas fábricas chinesas, e é assim que temos uma vantagem”, disse Ding.
Ainda assim, o mercado chinês de vestuário esportivo, que movimenta US$ 40 bilhões por ano, representa menos da metade do setor nos EUA, segundo dados da Euromonitor International. E a maioria dos consumidores chineses ainda prefere marcas globais como Nike, Adidas e Under Armour.