Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos; relembre marcos da carreira
Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morreu na segunda-feira (8), aos 75 anos. A artista havia sido diagnosticada com câncer no pulmão em 2021, e vinha tratando a doença. Em 2022, foi anunciado que a doença entrou em remissão.
O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h, conforme anunciado em seu perfil oficial no Instagram.
Nascida em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947, Rita se consolidou como uma das maiores cantoras e compositoras brasileiras, tendo ajudado a incorporar a revolução do rock junto ao movimento Tropicália.
Em sua autobiografia, já havia falado sobre sua morte bem ao seu estilo. “Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta. Algumas rádios tocarão minhas músicas sem cobrar jabá. Fãs, esses sinceros, empunharão meus discos e entoarão ‘Ovelha Negra’, as TVs já devem ter na manga um resumo da minha trajetória. Nas redes virtuais, alguns dirão: ‘Ué, pensei que a véia já tivesse morrido, kkk’.”
Ver essa foto no Instagram
Carreira de Rita Lee
A artista teve uma carreira marcada por longa discografia, participação em banda e consagração como rainha do rock. Rita Lee se consolidou como referência de criatividade e independência feminina ao longo de seus quase 60 anos de carreira. Apesar do título, a cantora afirmou gostar mais de ser chamada de padroeira da liberdade do que rainha do rock.
Na década de 60, formou a banda Mutantes, em que participou de seis álbuns. Em carreira solo, foram 34, totalizando 40 álbuns em sua discografia.
Em 2001, ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio. Em 2022, recebeu prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.
Rita Lee lançou sua autobirografia em 2016, onde relatou sua infância, juventude, luta com o alcoolismo, abuso sexual e relato sincero sobre marcos de sua carreira. No entanto, não foi seu único livro.
A série de livros “Dr. Alex” foi lançado em 1983, com foco na luta ambiental e animal que a cantora endossava. “FavoRita”, “Dropz”, “Storynhas” e “Rita Lírica” são outros livros escritos pela cantora.
Em 2012, deu adeus aos palcos, tendo anunciado que era sua última turnê, devido a uma fragilidade física. Contudo, destacou que “me aposento dos shows, mas da música nunca”, em publicação no Twitter. Apesar de alguns shows após o anúncio, foi sua última turnê.
“Reza” foi o último álbum de canções inéditas da cantora, lançado em 2012. A faixa-título foi definida por ela como “reza de proteção de invejas, raivas e pragas”.
Na televisão, Rita Lee participou de forma especial das novelas “Top Model”, “Malu Mulher”, “Vamp” e “Celebridade”.