Risco fiscal: A fala de Lula foi só um ‘sustinho’ na Faria Lima?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Faria Lima em apuros na última sexta-feira (27), ao dizer que “dificilmente” o governo chegará à meta fiscal de zerar o déficit público em 2024.
Em encontro com a imprensa, Lula afirmou que vai fazer o que puder para cumprir com a meta estabelecida no arcabouço fiscal, mas que não quer começar o ano que vem fazendo cortes de bilhões de reais em investimentos e obras.
O mercado se assustou com a declaração, e o Ibovespa (IBOV) chegou a afundar mais de 1,50% no dia.
Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, comentou no Giro do Mercado desta segunda-feira (30) que a fala do presidente não trouxe nada de novo.
“Ninguém acreditava que haveria déficit zero já no ano que vem, era algo fictício. A grande dúvida do mercado era, de todo o trabalho que vinha sendo feito pelo Ministério da Fazenda, qual seria o resultado, de fato, sobre a base fiscal brasileira.” disse.
Spiess ainda comentou sobre a agenda da semana e como a bolsa brasileira deve se comportar no curto prazo.
Nos próximos dias, o mercado receberá as decisões do Copom e Federal Reserve na Super-Quarta, dados de produção industrial no Japão, PMI na China, inflação, PIB na Europa, taxa de desemprego aqui no Brasil e payroll nos Estados Unidos.
Veja a entrevista completa clicando aqui e saiba o que esperar.
Amo muito tudo isso: Comprar um Big Mac ou MCDC34?
Continuando a temporada de resultados, o Mc Donald’s (MCDC34) registrou lucro líquido de US$ 2,31 bilhões no terceiro trimestre de 2023, alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.
O analista Enzo Pacheco retornou ao programa para comentar o balanço financeiro e revelar qual é sua recomendação para as ações do fast-food.
Confira aqui se vale a pena investir nos papéis agora.