Risco de recessão nos EUA é o maior em seis anos, diz pesquisa
Em pesquisa realizada pela Bloomberg, 25% dos economistas projetam o risco de uma recessão norte-americana nos próximos 12 meses – maior patamar desde 2012, em meio a guerra entre China e EUA no comércio e preocupações sobre a paralisação do governo.
Chegou o Pré-Market Money Times! CADASTRE AGORA e Receba antes do mercado
A média das projeções para o crescimento econômico em 2019 caiu, de 2,9% para 2,5%. Para os analistas consultados pela Bloomberg, a redução do balanço de ativos do Federal Reserve e a retirada de estímulos fiscais justificam as premissas mais pessimistas.
No entanto, a recuperação no mercado de trabalho, com crescente alta nos salários, pode alterar este quadro.
Horizonte preocupa
Para Brett Ryan, economista do Deutsche Bank, a cautela predomina. “Não é nosso call que haja uma recessão em breve por qualquer meio, mas as condições financeiras se tornaram materialmente mais restritas nos últimos dois meses”, declarou Ryan à Bloomberg, completando ainda que “a paralisação do governo pesa contra a confiança do empresariado e pode surtir efeitos na confiança do consumidor”.
Em linha, o JP Morgan reduziu as projeções de crescimento para a economia norte-americana no primeiro trimestre de 2019, de 2,25% para 2%.