Ripple: relatório de mercado do quarto trimestre de 2019
Historicamente, Ripple distribuiu seus tokens XRP em seu tesouro por meio de dois canais: programático e diretamente institucional.
“Programático” se refere às vendas da XRP realizadas em corretoras. “Diretamente institucional” se refere às vendas realizadas em mercado de balcão (OTC) para parceiros estratégicos.
Até o terceiro trimestre de 2019, a Ripple realizou vendas programáticas de acordo com uma porcentagem definida de volume de negociação (20bps).
No entanto, por conta de preocupações sobre inflação de volume, a Ripple decidiu, em seguida, suspender suas vendas programáticas parcialmente durante o terceiro trimestre, em vez de direcionar o foco apenas em vendas de mercado de balcão com alguns parceiros estratégicos, que estão criando utilidade e liquidez para XRP em regiões específicas.
Além disso, no quarto trimestre, Ripple não vendeu XRP por meio de seus canais programáticos. Em vez disso, vendeu apenas o equivalente a US$ 13 milhões de ripples em mercados de balcão.
Isso representou não apenas a primeira vez que a Ripple não vendeu XRP nas corretoras desde o primeiro trimestre de 2017, mas também representou a menor quantidade já vendida desde então.
É interessante notar que a queda abrupta coincide com a rodada de financiamento (series C) de US$ 200 milhões anunciada no mês passado.
O levantamento desse capital faria uma diferença significativa, preenchendo a lacuna de US$ 342 milhões do primeiro ao segundo semestre de 2019, mostrando ser provável que vendas anteriores de XRP tenham sido usadas para financiar as operações contínuas da Ripple.