CryptoTimes

Ripple quer fornecer empréstimos em sua solução de pagamento XRP

14 maio 2020, 17:42 - atualizado em 14 maio 2020, 17:47
ripple
Ripple é a mais nova empresa cripto a querer fornecer o serviço de empréstimos por conta da demanda crescente do mercado (Imagem: Pixabay/vjkombajn)

Ripple está criando uma oferta de empréstimos, afirmou um porta-voz da empresa ao The Block.

A empresa forneceria empréstimos de capital circulante para clientes da RippleNet e, atualmente, a Ripple quer contratar um diretor de gestão de produtos para seu departamento de empréstimos.

“Estamos expandindo nossa oferta para fornecer empréstimos e, assim, dar suporte para nossos clientes com necessidades de capital circulante — algo que sabemos ser uma dor de cabeça para muitos deles”, afirmou o porta-voz.

Geralmente, quem recorre a empréstimos de capital circulante são pequenas e médias empresas para o financiamento de suas operações comerciais diárias.

Os produtos de empréstimo da Ripple funcionarão junto com sua solução de pagamento Liquidez Imediata (ODL) da Ripple, que usa XRP, afirmou o porta-voz ao The Block.

“A oferta ainda está suas etapas iniciais, mas já recebemos feedback positivo de inúmeros clientes. Pagamentos globais ainda são o foco principal de nosso negócio e estamos empolgados em encontrar novas formas de atender nossos atuais e futuros clientes da RippleNet.”

Ainda não há detalhes mais específicos sobre o produto nessa etapa, justamente por estar em sua fase inicial. Ripple está procurando por alguém que apresente o produto de empréstimos ao mercado, “de sua concepção ao lançamento”, segundo o cargo de diretor.

A empresa busca por alguém com “grandes habilidades de liderança” já que precisarão colaborar “bastante” com equipes internas e clientes.

A decisão da Ripple em apresentar um produto de empréstimos aconteceu meses após ter arrecadado US$ 200 milhões em uma rodada de financiamento “series C” (para ajudar no desenvolvimento de novos produtos) em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A oferta de empréstimos não é algo novo: um ex-diretor da Ripple já havia falado sobre os planos de atender a essa demanda (Imagem: Pixabay/vjkombajn)

Planos de 2017

É válido mencionar que Miguel Vias, ex-diretor de mercados da XRP, que deixou o cargo recentemente, já havia falado sobre  planos para a oferta de empréstimos em 2017.

Em uma entrevista na época, Vias disse:

“Um dos meus maiores objetivos a longo prazo, após conseguir criar o ecossistema, após eu conseguir apresentar soluções de pagamento, conforme eu tento fundir os dois mundos, os mercados de ativos digitais e os mercados de capital tradicional, conforme eu tento fazer isso, uma das alavancas será conseguir fornecer empréstimos.”

Ripple tem mais de 300 clientes e “mais de duas dúzias” de clientes da base total da solução ODL que realiza pagamentos internacionais.

Alguns dos clientes da ODL incluem as empresas de transferências de dinheiro MoneyGram, Viamericas e FlashFX; a plataforma de empregos on-line goLance; a fornecedora de serviços financeiros Interbank Peru; dentre outras.

Atualmente, a solução ODL está disponível no México, nas Filipinas e na Austrália. Ripple afirmou que o suporte para o Brasil acontecerá “em breve”, além de em outras regiões, como Ásia-Pacífico (APAC); Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e América Latina (LatAm), ainda este ano.

theblock@moneytimes.com.br