Ripple cria blockchain com foco no desenvolvimento de criptomoedas nacionais

Ripple, empresa com foco pagamentos via blockchain, anunciou um novo registro privado, desenvolvido especificamente para moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês), noticia o Decrypt.
Uma pesquisa recente do Banco de Compensações Internacionais (BIS) mostra que 80% dos bancos centrais do mundo estão envolvidos em projetos de CBDCs.
Assim, a Ripple quer entrar para esse setor ao fornecer “uma solução segura, controlada e flexível” para a emissão e gestão de criptomoedas nacionais.
Isso porque muitos blockchains não fornecerão a velocidade necessária para “CBDCs do varejo” e muitos são de código aberto, disponíveis a qualquer usuário e assegurados por inúmeros validadores. Segundo a Ripple:
Um Banco Central exige mais privacidade de transações e controle sobre sua moeda do que um registro público pode oferecer, então provavelmente irão optar em criar uma CBDC em um registro privado, que também possa operar na escala exigida.
O registro quer fornecer interoperabilidade com a infraestrutura financeira global e para outros criptoativos.
A empresa explica que o CBDC Private Ledger é baseado na mesma tecnologia blockchain XRP Ledger (XRPL), com foco em pagamentos:
O CBDC Private Ledger irá processar dezenas de milhares de transações por segundo (TPS), com o potencial de escalar para centenas de milhares de TPS ao longo do tempo.