BusinessTimes

Rio Tinto vê sinais positivos em demanda por minério na China

15 dez 2022, 10:38 - atualizado em 15 dez 2022, 10:38
Rio Tinto
“Vemos as margens do aço se recuperando no último mês em particular, o que provavelmente aponta um pouco para o quadro atual no terreno”, disse Trott (Imagem: REUTERS/Patrick T. Fallon/File Photo)

A Rio Tinto, segunda maior mineradora do mundo, vê “mais estabilidade” no cenário para a demanda por minério de ferro da China em meio à implementação de medidas de estímulo, reabertura da economia e recuperação das margens da indústria do aço.

As medidas de estímulo do governo de Pequim, após um colapso na demanda de incorporadoras imobiliárias, oferecem “uma perspectiva bastante construtiva à medida que avançamos para 2023”, disse Simon Trott, diretor de minério de ferro da Rio Tinto, durante conferência em Sydney nesta quinta-feira.

“Vemos as margens do aço se recuperando no último mês em particular, o que provavelmente aponta um pouco para o quadro atual no terreno”, disse Trott, acrescentando que as compras do ingrediente siderúrgico devem terminar o ano no nível de 2021.

Também no evento, o CEO da Rio Tinto, Jakob Stausholm, disse que a produção comercial em sua ampla mina subterrânea de cobre Oyu Tolgoi, na Mongólia, está programada para começar no primeiro semestre de 2023. A aquisição da mineradora canadense Turquoise Hill Resources, que detém a maior participação no projeto, será concluída nos próximos dias, acrescentou.

Ainda assim, Stausholm afirmou que estava “relutante” em buscar mais aquisições no setor de cobre, devido às complicações com a compra da Oyu Tolgoi. À parte disso, a empresa não desistiu de desenvolver a mina de lítio Jadar, na Sérvia, a qual o governo local bloqueou no início deste ano, acrescentou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar