Geral

Rio de Janeiro terá ‘feriadão’ de seis dias; entenda

15 nov 2024, 10:00 - atualizado em 14 nov 2024, 12:01
eleições rio de janeiro
O objetivo do "feriadão", segundo a prefeitura do Rio, é reduzir o trânsito nos dias em que a cidade recebe as autoridades mundiais. (Imagem: Unsplash/Raphael Nogueira)

Nesta sexta-feira (15) tem o feriado de Proclamação da República, que já garante aos brasileiros uns dias de folga. Mas no caso dos moradores da cidade do Rio de Janeiro, o feriado de hoje vai juntar com o da semana que vem — Consciência Negra (20 de novembro).

Isso porque a cidade recebe três eventos entre os dias 14 e 19 de novembro. São eles o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20 — neste são aguardadas 55 delegações de 40 países, além de 15 organizações internacionais.

O objetivo do “feriadão”, segundo a prefeitura, é reduzir o trânsito nos dias em que a cidade recebe as autoridades mundiais. E o motorista precisa ficar atento, porque o governo está promovendo mudanças no trânsito, como proibição de estacionamento em diversos pontos da cidade e a suspensão da área de lazer na orla.

Já o caminho para as praias do Flamengo e da Glória é o mais afetado, uma vez que o acesso à areia deverá ser feito apenas pelas passagens subterrâneas.

No entanto, não é cidade inteira que estará fechada. O funcionamento de comércios de rua, bares e restaurantes, padarias, shopping centers e estabelecimentos culturais, além de pontos turísticos, seguem normalmente — assim como empresas que permitem o home office.

Os estabelecimentos, empresas e indústrias nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro operam normalmente.