Internacional

Reunião na Casa Branca: Biden e Trump têm encontro marcado para semana que vem

09 nov 2024, 14:17 - atualizado em 09 nov 2024, 14:20
Trump Biden eleições estados unidos eua
Na semana passada, Biden ligou para parabenizar Trump após a vitória na corrida eleitoral contra a vice-presidente Kamala Harris. (Montagem: Money Times - Imagens: REUTERS/Jonathan Ernst)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente eleito Donald Trump devem se encontrar pessoalmente. Segundo o porta-voz da Casa Branca, a reunião está marcada para quarta-feira (13).

Na semana passada, Biden ligou para parabenizar Trump após a vitória na corrida eleitoral contra a vice-presidente Kamala Harris, e também se comprometeu a assegurar uma transição suave, enfatizando a importância de trabalhar para unir o país.

Em pronunciamento no dia seguinte após a apuração das urnas, Biden lembrou que a vontade popular sempre prevalecerá em uma democracia.

“Aceitamos a escolha que o país fez. Estamos em uma democracia, a vontade popular sempre prevalecerá. Você não pode amar seu país só quando você vence. Você não pode amar seu vizinho só quando vocês concordam”, disse. “Os eleitores fizeram seu dever como cidadãos, e eu farei o meu como presidente”.

Donald Trump é eleito presidente nos Estados Unidos

Na terça-feira (5), os norte-americanos foram as urnas e escolheram a volta de Trump à Casa Branca. O candidato republicano conquistou 301 votos, contra 226 de Kamala — nos Estados Unidos, é necessário atingir 270 votos para ser considerado eleito presidente.

Durante a madrugada, Trump já era cotado como novo presidente após garantir a vitória em três dos sete estados-pêndulo, que eram aqueles que ainda estavam indecisos, sendo eles Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte. O até então ex-presidente já tinha declarado sua vitória na própria terça-feira.

Em sua fala, ele agradeceu ao povo americano “pela extraordinária honra de ter sido eleito o seu 47º presidente” e disse que vai inaugurar uma “era de ouro” nos Estados Unidos“É uma vitória política que nosso país nunca viu antes”, afirmou.

Trump também relembrou o atentado sofrido durante um comício, em julho, e elogiou o bilionário Elon Musk por seu apoio durante o período de campanha eleitoral.