Últimas Notícias Perspectivas 2018 Comprar ou vender Finanças Pessoais Criptomoedas Economia
Cotações por TradingView

Internacional

Retrospectiva: A economia global em 5 gráficos

Conrado Mazzoni - 18/12/2017 - 12:47

Apesar das tensões geopolíticas, o ano de 2017 será lembrado pela sincronia no crescimento da economia global, sem surpresas desagradáveis com a inflação.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

Do ponto de vista econômico, destaca o FMI (Fundo Monetário Internacional) em texto publicado nesta segunda-feira (18), 2017 marca a mais ampla expansão cíclica do PIB global desde o início da década.

Olhando para 2018, o Fundo alerta que uma retomada dessas na atividade não pode passar em vão. “Os bons tempos são provavelmente temporários. Para garantir uma recuperação mais duradoura, os formadores de políticas devem aproveitar a oportunidade para reformas.”

Veja, a seguir, cinco gráficos que contam a história da economia em 2017, segundo o FMI:

1. Um aspecto notável da recuperação do ano passado é sua amplitude. A atividade acelerou cerca de três quartos dos países, a maior participação desde 2010, com grandes economias emergentes, como Argentina, Brasil e Rússia, saindo da recessão.

2. Impulsionado pela recuperação no investimento, o comércio global se recuperou, abandonando seu ritmo mais lento desde 2001.

3. A demanda global e restrições pontuais na oferta de petróleo sustentaram os preços de commodities metálicas e energéticas.

4. O salto na criação de vagas de emprego ainda não se traduziu em aumento dos salários. Alguns países ainda registram taxa elevada de desemprego, além da reação fraca na produtividade.

5. Em meio a políticas monetárias ainda expansionistas dos bancos centrais e baixo nível geral de preços, a melhora na perspectivas econômicas em sintonia com o maior apetite por risco proporcionaram valorizações nas Bolsas, com os índices beirando níveis recorde.

 

Últimas Notícias