Retrospectiva 2024

Retrospectiva 2024: Relembre os acontecimentos que marcaram este ano

29 dez 2024, 12:00 - atualizado em 29 dez 2024, 15:44
retrospectiva-2024-olimpiadas-trump-enchentes-economia
(Imagem: Montagem/ Money Times)

O ano de 2024 foi repleto de acontecimentos marcantes, em território nacional e no mundo. Desde as eleições municipais aqui no Brasil até a escalada de guerras e tragédias ao redor do globo. Confira a retrospectiva de 2024, com os principais momentos do ano.

Enchentes no Rio Grande do Sul

enchentes-rio-grande-do-sul
(Imagem: REUTERS/Renan Mattos)

Temporais, que começaram no dia 27 de abril, no sul do país, tomaram o território do estado do Rio Grande do Sul por 1 mês. A tragédia, considerada a maior catástrofe climática no país, tirou a vida de 183 pessoas, além das 27 desaparecidas, de acordo com o último relatório da Defesa Civil do estado, em 20 de agosto.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

As enchentes atingiram 478 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, afetando 2.398.255 gaúchos, equivalente a 22,04% da população do estado. No ápice da crise, o estado contabilizou mais de 626 mil pessoas que tiveram que abandonar suas casas e buscaram moradia em lares de parentes, amigos ou em abrigos emergenciais.

Olímpiadas de Paris 2024

retrospectiva-2024-olimpiadas-paris
(Imagem: REUTERS/Sarah Meyssonnier)

Com início em 26 de julho, as Olimpíadas de Paris 2024 trouxeram 20 medalhas para o Brasil, sendo três ouros, sete pratas e 10 bronzes. Os atletas que levaram o ouro para casa foram: Beatriz Souza, judô, no peso de +78kg; Rebeca Andrade, ginástica artística, na categoria de Solo feminino; e a dupla Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia feminino.

A seleção brasileira de futebol feminino levou o prata para casa, após perder dos Estados Unidos por 1 a 0. Além disso, levaram prata os atletas: Caio Bonfim, na marcha atlética 20 km; Willian Lima, judô, no peso de -66kg; Rebeca Andrade, ginástica artística, na categoria individual geral e salto; Tatiana Weston-Webb, no surfe; e Isaquias Queiroz, em canoagem velocidade, na categoria C1 1000m.

Por fim, a seleção brasileira de judô, ginástica artística e vôlei feminino ganharam bronze nas disputas. Os atletas que receberam bronze foram: Larissa Pimenta, judô, no peso -52kg; Rayssa Leal, no skate street; Bia Ferreira, boxe, no peso 60kg; Gabriel Medina, no surfe; Augusto Akio, em skate park; Edival Pontes, no taekwondo -68kg; e Alison dos Santos em 400m com barreiras.

Falecimento de Silvio Santos

silvio-santos-mt
(Fonte: Reprodução)

O empresário e apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos em 17 de agosto. Ele deixou um império empresarial que inclui a segunda emissora de TV mais importante do país e que, durante seu auge, foi capaz de incomodar a hegemonia da Rede Globo.

Silvio Santos estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o início de agosto, após contrair H1N1.

Incêndios no Brasil

queimadas clima incêndios (1)
(Imagem: iStock.com/josemoraes)

Em 2024, a região da Amazônia teve o maior números de queimadas e incêndios em 17 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o início de deste mês, foram 137.538, incluindo queimadas, controladas ou não, e incêndios florestais.

Além disso, em setembro deste ano, São Paulo atingiu o maior número de incêndios em série, com 7.293 focos de queimadas entre janeiro e setembro, superando os 7.291 focos atingidos em 2010.

Em agosto, o estado já havia atingido outro recorde negativo, sendo o mês de maior número de queimadas de toda a série do Inpe, com 3.612 focos de incêndio.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), entre janeiro a setembro, foram atendidas 2.393 ocorrências e vistoriados 2.159 focos de incêndio em todo estado.

Recordes do calor

onda de calor
(Foto: Pixabay)

Em novembro deste ano, a cidade do Rio de Janeiro bateu o recorde de temperatura máxima do Brasil no ano, chegando a 43,2ºC. A máxima histórica no país é de 44,8 °C, que ocorreu em 2023 em Minas Gerais.

Além disso, setembro foi o mês mais quente em 63 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Setembro registrou uma temperatura média de 25,9°C, uma alta de 1,7°C acima da média histórica, que é de 24,2°C.

O ano de 2023, até então o ano mais quente da história, setembro foi o mês que apresentou maior desvio desde 1961. Segundo o INMET, a expectativa é que 2024 fique entre os cinco anos mais quentes.

Escalada das guerras no Oriente Médio

Israel Irã ataque conflito oriente médio hamas escalada guerra bombardeio domo de ferro sistema antimíssil onu entenda
(Imagem: REUTERS/ Amir Cohen)

Os conflitos entre Israel e a Palestina escalaram ao longo de 2024, adicionando a participação direta do Líbano e do Irã. Em agosto deste ano, Israel bombardeou mais de quarenta alvos da milícia xiita Hezbollah, no Líbano.

Em resposta, Hezbollah lançou cerca de 300 mísseis e drones contra alvos militares do outro lado da linha divisória, a maioria neutralizada no ar pelo sistema de defesa antiaérea de Israel. Após dois meses de guerra aberta, o cessar-fogo entre os países foi aprovado em novembro.

Contudo, as ofensivas não foram só entre o Líbano e Israel, mas o Irã também se envolveu. Em outubro, o Irã lançou 180 de mísseis contra o Israel, contudo, a maioria foi interceptado.

A Guarda Revolucionária do Irã disse que os ataques foram em resposta ao ataque de Israel que matou alguns dos principais comandantes e aliados na região. Apesar disso, Israel não deixou o ataque passar em branco. O exército israelense fez “ataques direcionados contra alvos militares” no Irã, no dia 26 de outubro.

Enquanto isso, na Palestina, os ataques de militares israelenses na Faixa de Gaza permanecem. A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou, no início deste mês, que cerca de 75 mil palestinos estão passando fome na região.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Israel tem cercado as cidades de Beit Lahiya, Beit Hanoun e Jabaliya, com os palestinos que vivem nessas áreas sendo, em grande parte, impedidos de receber ajuda humanitária.

Eleições Municipais

eleicoes-municipais-2024-segundo-turno-1
(Imagem: Gilnature/ iStock)

As eleições municipais de 2024 trouxe a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo (SP). Nestas eleições, partidos alinhados à direita foram eleitos em 20, de 27 capitais brasileiras nas eleições municipais de 2024, totalizando uma presença de 74,07%.

No total, a direita conquistou 2.673 prefeituras, avançando 5% em relação a 2020. Do outro lado, os candidatos de esquerda não acompanharam o ritmo nestas eleições. Em comparação com a última eleição municipal, a presença da esquerda caiu 12.86%

O Partido Liberal (PL) foi o mais votado nestas eleições, recebendo 15 milhões de votos válidos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. O valor implica em um aumento de 275%, em relação a 2020, quando recebeu apenas 4 milhões de votos.

Apesar do recuo da esquerda, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 8 milhões de votos em todo o Brasil, um aumento de 33% em relação à 2020, quando recebeu 6 milhões de votos.

A volta de Donald Trump à Casa Branca

trump-harris-eleições-eua-2024
(Imagem: Reuters/iStock / Montagem: Money Times)

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi reeleito à presidência do país no dia 6 de novembro. O candidato republicano conquistou o estado de Wisconsin, somando 277 delegados e superou o total de 270 votos necessários para ser eleito, segundo a agência de notícias The Associated Press.

Durante a madrugada, Trump já era cotado como novo presidente após garantir a vitória em três dos sete estados-pêndulo, que eram aqueles que ainda estavam indecisos, sendo eles Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.

Máximas históricas no mercado financeiro

bitcoin-dolar-btc
(Imagem: iStock/alexsl)

Em dezembro, tanto o Bitcoin (BTC) quanto o dólar à vista (USDBRL) quebraram recordes, superando suas máximas históricas. A criptomoeda, que desde a vitória de Trump à presidência subia em alta constante, atingiu a marca dos US$ 100 mil, no dia 5/12.



Já o dólar a vista, no dia 19 de dezembro, alcançou a cotação de R$ 6,30 e renovou o recorde intradia histórico nas primeiras horas do pregão.



Presidente sul-coreano declara Lei Marcial

coreia-do-sul-lei-marcial
(Imagem: Reuters/Kim Hong-Ji)

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou Lei Marcial no dia 3 de dezembro. De acordo com o presidente, os partidos de oposição fizeram o processo parlamentar como refém.

Com isso, Yoon prometeu erradicar as “vergonhosas forças antiestatais pró-Coreia do Norte” e afirmou não ter escolha a não ser tomar a medida para salvaguardar a ordem constitucional.

Após a imposição da lei marcial, o acesso ao parlamento sul-coreano foi fechado e forças especiais da polícia foram enviadas para conter manifestantes. Apesar disso, parte dos delegados conseguiram acessar o plenário, aprovando moção que exige a suspensão da lei.

Acordo entre Mercosul e União Europeia

acordo-mercosul-uniao-europeia
(Foto: Reprodução / ricardostuckert)

Os líderes dos países que compõe o Mercosul e da União Europeia anunciaram um acordo de livre comércio entre os blocos econômicos, durante a cúpula do Mercosul, no dia 6 de dezembro, após 25 anos de negociações.

“Ambos blocos estão determinados para conduzir tais atividades nos próximos meses, com vistas à futura assinatura do acordo”, afirma o documento que anunciou o acordo.

De acordo com o governo brasileiro, o acordo terá um impacto positivo de 0,34% sobre o Produto Interno Bruto do Brasil em 2044. Esse impulso representaria 37 bilhões de reais, considerando o ano base de 2023.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar