Resultados do Twitter no 3º trimestre podem mostrar que rali de 40% é consistente
Os investidores que estão tentando decidir qual ação de rede social vale a pena ter no longo prazo – já que o setor passa por um escrutínio cada vez maior dos órgãos reguladores – podem dar uma olhada de perto no site de microblog Twitter Inc (TWTR). Trata-se de um player que vem superando as expectativas do setor consistentemente e está avançando bem no seu plano de crescimento.
O segundo trimestre foi o sétimo seguido em que o Twitter apurou lucro. E quando o assunto é atrair novos usuários, a companhia mostrou que consegue melhorar significativamente essa métrica, em uma época em que os gigantes das redes sociais estão sob pressão para proteger melhor suas redes contra a manipulação.
A empresa adicionou 5 milhões de usuários diários no 2T, elevando o total para 139 milhões, seu maior aumento anual desde meados de 2017. Como a recuperação está se consolidando, os investidores se mostram confortáveis em deter papéis do Twitter: eles se valorizaram mais de 40% no ano, fechando o pregão de ontem a US$ 40,09. O salto no valor da ação é quase o dobro dos ganhos que o índice de empresas de tecnologia NASDAQ entregou no mesmo período.
O mais impressionante na recuperação do Twitter é que a empresa conseguiu mostrar que, mesmo com uma base menor de usuários ativos se comparada com grandes rivais, como o Facebook Inc (FB), é possível construir um negócio sustentável e confiável aos investidores, nesse ambiente altamente dinâmico.
Ação firme contra conteúdos tóxicos
O CEO da companhia, Jack Dorsey, foi muito bem-sucedido nos seus esforços para livrar o site de conteúdos tóxicos, abusivos e ofensivos. De acordo com o Twitter, esses esforços resultaram em um declínio de 18% nas denúncias de spams e outros comportamentos suspeitos no 2T. No mesmo período, a companhia também mudou as regras da sua plataforma para torná-las mais fáceis de compreender e lançou uma nova versão do seu site.
Para melhorar ainda mais o engajamento dos usuários e atrair anunciantes, o Twitter está focando mais em parcerias de conteúdo de vídeo com grandes marcas e empresas de mídia. A empresa aprimorou recentemente a função de câmera e o site para computador. A companhia também implementou um recurso de câmera semelhante ao Snapchat, que permite aos usuários publicar vídeos ou fotos rapidamente.
A melhora na saúde financeira do Twitter ocorreu depois de anos de passos em falso e declínios no uso da plataforma desde que abriu seu capital em 2013. Mesmo depois de apresentar esse ganho anual, suas ações caíram cerca de 20% nos últimos cinco anos.
Para o futuro, vemos com bons olhos essa ação na carteira dos investidores. O futuro crescimento das vendas pode vir de jurisdições globais, onde estão 79% dos usuários diários do Twitter. Nos EUA, onde o Twitter obtém a maior parte das suas receitas, as eleições presidenciais de 2020 oferecem mais uma oportunidade para aumentar o engajamento dos usuários, principalmente porque o presidente dos EUA, Donald Trump, é um dos seus usuários mais ávidos.
Conclusão
Depois de um forte rali neste ano, as ações do Twitter ainda estão a cerca de metade do caminho para a máxima histórica a US$ 74,73 em dezembro de 2013. Para continuar sua trajetória ascendente, acreditamos que a companhia precisa mostrar um crescimento sustentável de receitas, com melhora nas métricas de usuários.
Acreditamos que o Twitter conseguiu fazer com que sua plataforma fosse cada vez mais valorizada pelos anunciantes. Qualquer fraqueza após a divulgação dos seus resultados é uma oportunidade de compra para quem busca um bom ponto de entrada.