Resultados do 4T23: Metade dos balanços já foi; como ficou o desempenho das empresas até agora?
A temporada de resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23), que começou em fevereiro, chegou na metade. Com isso, a XP Investimentos divulgou uma análise de como eles enxergaram os balanços apresentados das 73 das quase 160 empresas que fazem parte do leque de cobertura da casa.
Segundos os dados levantados no relatório, dentre as empresas cobertas pela XP, 18% superaram as estimativas de receita desenhadas, enquanto 37% tiveram um desempenho pior e 45% ficaram em linha com as projeções.
O destaque neste quesito vai para as empresas de elétricas que tiveram a maior receita. O setor imobiliário, no entanto, foi o que mais decepcionou no período.
- 4T23: Interpretar os números do balanço de uma empresa não é tarefa fácil. Por isso, os analistas da Empiricus vão “traduzir” todos aqueles dados para que você invista melhor e monte uma carteira mais rentável. Clique aqui para receber as análises do 4T23 em primeira mão GRATUITAMENTE.
Em relação ao Ebitda, 26% superaram as expectativas dos analistas da casa, 47% vieram em linha e 27% ficaram a baixo. Mineração e siderurgia foi o setor que ficou acima do esperado, enquanto o destaque negativo ficou para as instituições financeiras.
Já quando olhado o lucro líquido, 34% superaram as estimativas, 14% vieram em linha e 53% estavam a baixo dos números projetados.
Nesta área, quem surpreendeu foi o varejo, com 77% das empresas com resultados acima do esperado. Enquanto isso, o setor de mineração e siderurgia levou a pior, com 71% das empresas com números abaixo do esperado pela equipe de analistas.
O documento destaca que, comparado ao consenso do mercado, 37% das companhias do Ibovespa superaram as estimativas de receita, 51% vieram abaixo e 12% ficaram em linha, segundo dados da Bloomberg.