Restituição IR: Receita paga último lote; veja se você vai receber ou se caiu na malha fina
Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal libera a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda 2022. O lote também contempla as restituições residuais de exercícios anteriores.
De acordo com a Receita, 1.220.501 contribuintes receberão RS 1,9 bilhões. Deste valor, R$ 221, 13 milhões serão destinados ao grupo prioritário – idosos e pessoas com deficiência; o resto do valor vai para 1.159.183 contribuintes não prioritários.
Descubra se você vai receber a restituição na semana que vem
- Acesse o aplicativo ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal);
- Clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
- Digite o seu CPF e data de nascimento.
Pronto. O site irá informar se o Imposto de Renda ainda está sendo processado, se há pendências com a Receita, se está na fila da restituição ou se já está liberado.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, é possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf.
Malha fina
Mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda de 2022 foram retidas na malha fina, de acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal.
Entre março e setembro, a Receita recebeu 38.188.642 declarações do IRPF 2022, com ano-base de 2021. Dessas, 1.032.279 declarações caíram na malha – o número representa 2,7% do total de documentos entregues.
Ao todo, são 811.782 declarações com imposto a restituir, representando 78,6% do total em malha; 198.541 declarações (19,2%) com imposto a pagar; e 21.956, com saldo zero, representando 2,1% do total em malha.
Como saber se caí na malha fina?
Para saber se caiu na malha fina, o contribuinte precisa consultar o status da declaração e descobrir se há pendências. Veja como fazer isso:
- Acesse o e-CAC, o site de atendimento virtual da Receita Federal;
- Faça o login e clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
- Vá na aba “Processamento” e escolha a opção “Pendências de Malha”.
Pronto. Aqui é possível verificar se a sua declaração caiu na malha e qual o motivo da retenção.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!