Restituição Imposto de Renda 2024: Confira o calendário de pagamentos
O período do Imposto de Renda já está rolando e, até agora, a Receita Federal já recebeu 8.097.439 declarações. Deste total, 82,5% têm restituição para receber, sendo que apenas 10% têm imposto a pagar.
Os contribuintes que se organizam para entregar o IR o mais cedo possível costumam se beneficiar, porque tendem a entrar nos primeiros lotes de restituição do Fisco. A orientação é de que a pessoa entregue a declaração até a primeiro quinzena de maio — por mais que o prazo limite seja 31 de maio.
- [GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2024] Baixe o guia gratuito do Seu Dinheiro, parceiro do Money Times, e veja como prestar contas com a Receita Federal, sem correr o risco de cair na malha fina.
Embora não seja uma garantia, já que o primeiro lote é reservado para os contribuintes que têm direito a prioridades legais, quem se adianta consegue um espaço logo no começo da restituição. São eles:
- Idoso com 80 anos ou mais
- Idoso com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e com doença grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
- Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix
- Demais contribuintes
Imposto de Renda 2024: Confira o calendário de restituição
As datas são da restituição deste ano:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Vale lembrar que, conforme regras vigentes para o Imposto de Renda de 2024, o limite para rendimentos tributáveis subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90.
Os programas para realizar a declaração foram disponibilizados na última terça-feira, 12 de março, e estão disponíveis no site da Receita: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf.