Restituição do Imposto de Renda: Terceiro lote tem correção de 2,07%; confira se você irá receber
O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda terá correção de 2,07% no valor que será depositado aos contribuintes. O cálculo do ajuste tem como base a taxa Selic, que está em 13,75% ao ano.
A consulta para este lote já pode ser feita, sendo que será o primeiro em que estão inclusos contribuintes fora dos grupos prioritários. O pagamento será feito em 31 de julho.
- Santander (SANB11) registra lucro de R$ 2,3 bilhões no 2T23: Números desapontaram o mercado ou já era esperado? Veja qual é a recomendação para as ações do banco no Giro do Mercado de hoje (26). Não esqueça de se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta, às 12h.
O montante a ser distribuído é de RS 7,5 bilhões, conforme informou a Receita Federal. 5.632.036 contribuintes receberão o montante, sendo:
- 16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
- 3.879.049 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Restituição do Imposto de Renda: veja como consultar
Para consultar a restituição do Imposto de Renda, o declarante deve:
- Acessar o aplicativo ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal);
- Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
- Digitar o CPF e data de nascimento.
O site informa se o IR ainda está sendo processado, se há pendências com a Receita, se está na fila da restituição ou se já está liberado.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.