Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda: Não recebeu no 4º lote? Veja qual pode ser o problema

31 ago 2023, 12:02 - atualizado em 31 ago 2023, 12:02
Restituição do Imposto de Renda
Cair na malha fina podem reter a restituição do Imposto de Renda (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Receita Federal paga nesta quinta-feira (31), o quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2023. O valor a ser distribuído hoje é de RS 7,5 bilhões, assim como nos três primeiros lotes, mas, desta vez, com correção de 3,14% pela Selic.

No entanto, a restituição pode ser retida quando o contribuinte cai na malha fina. Divergências entre as informações declaradas e os dados fornecidos por outras entidades que também entregam declarações podem levar a análise mais aprofundada pela Receita Federal.

Para saber se caiu na malha fina, é preciso realizar uma consulta no e-CAC. O portal mostra qual a situação da declaração, além de indicar qual informação apresenta divergência. Veja o passo a passo para consulta:

  • Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
  • Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
  • Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
  • Aqui é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. Caso a retenção esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora.

Segundo a Receita, é possível consultar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O sistema, assim como o e-CAC, apresenta se há divergência e em qual informação. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

Em alguns casos, o contribuinte pode receber um termo de intimação fiscal, o que significa que ele precisará apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração.

Como resolver problema com restituição do Imposto de Renda

  • Informações erradas

Um dos principais motivos que levam as pessoas para a malha fina é o desencontro de informações.

Se esse for o caso, entre no programa da declaração do IR e corrija as informações que estão erradas. A própria Receita indica onde está o problema.

Vale destacar que, após receber a intimação, o contribuinte não consegue mais fazer a retificação através do programa.

  • Visitando a Receita Federal

Se as informações estiverem corretas e, ainda assim a declaração ficar presa, o contribuinte precisa marcar uma visita à Receita Federal. Na ocasião, será necessário apresentar todos os comprovantes usados na declaração.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar