Restituição do Imposto de Renda: Não entrou no 2º lote? Veja como consultar e quando sai o 3º lote
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (28) o pagamento do 2º lote da Restituição do Imposto de Renda 2024. Hoje, 5.755.667 contribuintes receberam o direito de um montante total de RS 8,5 bilhões. Os seguintes grupos estão elegíveis:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (140.360);
- Idosos com idade entre 60 e 79 anos (1.024.071);
- contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave (66.287);
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério (459.444);
- Contribuintes do Rio Grande do Sul (252.738);
- Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix (3.812.767).
Segundo a Receita, a ordem de pagamento da restituição segue o critério de envio do documento, conforme os grupos de prioridades. Ou seja, quem entrega primeiro, será o primeiro a receber.
Como fazer a consulta?
O contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.
- [IMPOSTO DE RENDA 2024] Quais documentos devem ser guardados após realizar a declaração? Para saber como se organizar, clique aqui e baixe gratuitamente nosso guia de IR completo.
Outra possibilidade é realizar a consulta pelo aplicativo (disponível para tablets e smartphones), onde além de consultar a liberação das restituições, também é possível consultar a situação do CPF.
O que fazer se não conseguir sacar a restituição?
Primeiramente, deve-se dar atenção a mensagem que aparece quando for fazer a consulta. Um dos principais fatores que dificultam o processo de receber e sacar o valor da restituição do Imposto de Renda, é o caso de o contribuinte não ter incluído uma conta para crédito durante a declaração, ou inconsistência nos dados, por exemplo.
Se for o seu caso, a restituição deve apresentar o status de “Disponível para reagendamento”. Será necessário recorrer à Central de Atendimento do Banco do Brasil, para retificar a sua declaração, informando novos dados bancários.
Outra possibilidade, é utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
Mas, se a sua restituição já foi liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por um ano para resgate. Para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.
Também é possível entrar em contato por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais cidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva). Nessa opção, o crédito será realizado no dia útil seguinte ao agendamento.
Outro fator é não ter sacado o valor no prazo definido de um ano. Se esse for o seu caso, será necessário acessar o Portal e-CAC e clicar em “Restituição e Compensação”. Após isso, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
- PERDI O PRAZO PARA DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA, E AGORA? Veja o vídeo que preparamos para te explicar como correr atrás do prejuízo e acertar as contas com o leão da Receita Federal.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O 1º lote de restituição de IR, pago em 31 de maio, atingiu valor recorde de R$ 9,5 bilhões. Isso porque, o Fisco pagou mais de R$ 1,1 bilhão somente para contribuintes do Rio Grande do Sul, visando as enchentes na região. Neste 2º lote, os contribuintes do RS ainda serão beneficiados.
Já o 3º lote da Restituição do Imposto de Renda 2024 será liberado no dia 31 de julho, e a consulta estará disponível uma semana antes da liberação do pagamento.
Confira as próximas datas:
- 1º lote: 31 de maio – já pago;
- 2º lote: 28 de junho – já pago;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º (e último) lote: 30 de setembro.