Restituição do Imposto de Renda: 4º lote é pago nesta sexta (30); veja se você tem direito
O quarto lote da Restituição do Imposto de Renda 2024 será pago nesta sexta-feira (30). Serão entregues R$ 6,87 bilhões a 5.347.441 contribuintes.
Dentre as 44 milhões de declarações entregues, 60,3% têm impostos a serem restituídos — 94,2% das solicitações IRPF, nas quais totalizam 21.891.984 declarações, já foram restituídas, segundo dados da Receita Federal.
O pagamento do quinto (e último) lote está programado para o final de setembro, dia 30. Mas, não acaba por aí: os lotes residuais, destinados para aqueles que caíram na malha fina e regularizaram a situação, começam a ser pagos já no final de outubro.
Quem tem direito?
A ordem de prioridade dos pagamentos passou por alterações este ano, visando contemplar os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes. Sendo assim, a ordem de prioridade é:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- Contribuintes do Rio Grande do Sul;
- Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
- Demais contribuintes.
Segundo a Receita, a ordem de pagamento da restituição segue o critério de envio do documento, conforme os grupos de prioridades. Ou seja, quem entrega primeiro, será o primeiro a receber.
É válido ressaltar a importância de acompanhar os pagamentos dos lotes, para ter ciência da sua situação junto ao Fisco — sendo essa, uma forma de encontrar e ajustar possíveis dados incorretos no imposto de renda declarado.
- LEIA MAIS: Restituição do Imposto de Renda: Não entrou no 4º lote? Saiba se caiu na malha fina e como sair dela
O que fazer se não conseguir sacar a restituição?
Primeiramente, deve-se dar atenção a mensagem que aparece quando for fazer a consulta. Um dos principais fatores que dificultam o processo de receber e sacar o valor da restituição do Imposto de Renda, é o caso de o contribuinte não ter incluído uma conta para crédito durante a declaração, ou inconsistência nos dados, por exemplo.
Se for o seu caso, a restituição deve apresentar o status de “Disponível para reagendamento”. Será necessário recorrer à Central de Atendimento do Banco do Brasil, para retificar a sua declaração, informando novos dados bancários.
Outra possibilidade, é utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
Mas, se a sua restituição já foi liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por um ano para resgate. Para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.
Também é possível entrar em contato por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais cidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva). Nessa opção, o crédito será realizado no dia útil seguinte ao agendamento.
Outro fator é não ter sacado o valor no prazo definido de um ano. Se esse for o seu caso, será necessário acessar o Portal e-CAC e clicar em “Restituição e Compensação”. Após isso, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
Confira as próximas datas:
- 1º lote: 31 de maio – já pago;
- 2º lote: 28 de junho – já pago;
- 3º lote: 31 de julho – já pago;
- 4º lote: 30 de agosto – já pago;
- 5º (e último) lote: 30 de setembro;
— - 1º lote Residual: 31 de outubro;
- 2º lote Residual: 29 de novembro;
- 3º lote Residual: 31 de dezembro;
- 4º lote Residual: 31 de janeiro;
- 5º lote Residual: 28 de fevereiro.