Restituição Imposto de Renda 2023: Receita paga 1º lote; veja se você vai receber nesta quarta-feira (31)
Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal paga o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2023. A consulta do primeiro lote foi liberada na semana passada; hoje também é o último dia para o envio da declaração do imposto.
Segundo a Receita, 4.129.925 contribuintes receberão RS 7,5 bilhões. Trata-se do maior valor já pago pela Receita Federal em um lote de restituição do IRPF.
- Quem tem medo do Leão?
O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
As informações são de que todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade, sendo:
- 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.020 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Descubra se você vai receber a restituição hoje
- Acesse o aplicativo ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal);
- Clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
- Digite o seu CPF e data de nascimento.
Pronto. O site irá informar se o Imposto de Renda ainda está sendo processado, se há pendências com a Receita, se está na fila da restituição ou se já está liberado.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, é possível reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf.
Não recebi o dinheiro, e agora?
Normalmente, problemas no pagamento estão relacionados a informações incorretas da conta bancária na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda – lembre-se, a conta deve estar no nome do declarante. No entanto, também podem acontecer falhas na transferência.
Caso não tenha recebido a restituição, siga os seguintes passos:
- Entre no site do Banco do Brasil para restituição (https://www49.bb.com.br/restituicao);
- Digite o seu CPF e valor do imposto a restituir acrescido de juros,
- Caso não saiba o valor a ser restituído, entre no site o e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/) e preencha as informações de login. Procure por “Meu Imposto de Renda” e seleciona “Extrato de Processamento”;
- Com o valor em mãos, acesse o sistema do Banco do Brasil e atualize os dados da conta na qual deseja receber a restituição.