Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda 2023: Quando a Receita paga o 4º lote?

07 ago 2023, 11:39 - atualizado em 07 ago 2023, 11:40
restituição do imposto de renda
Receita libera consulta ao quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2023 no dia 24 de agosto (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Receita Federal paga o quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2023 no último dia deste mês — 31 de agosto.

Os contribuintes que ainda não receberam a parcela poderão consultar se entrarão no próximo lote uma semana antes da data de pagamento, em 24 de agosto. Depois do quarto, a Receita ainda paga mais um último lote em setembro.

Até então, a Receita já pagou três dos cinco lotes da restituição. Em todos, foram distribuídas as quantias de R$ 7,5 bilhões.

O primeiro foi liberado para 4,1 milhões de declarantes no dia 31 de maio, enquanto o segundo foi pago para mais 5,1 milhões contribuintes no mês seguinte. Já o terceiro foi entregue a 5,6 milhões pessoas em julho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A restituição do Imposto de Renda 2023

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 é debitado diretamente na conta bancária informada durante a declaração.

Se não for creditado, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o pagamento pelo Portal BB, na sessão de Restituição de Imposto de Renda, ou pela Central de Relacionamento do banco.

Para consultar se recebe a restituição no próximo lote, o declarante deve:

  1. Acessar o aplicativo ou a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal);
  2. Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”;
  3. Digitar o CPF e data de nascimento.
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.