Restituição do Imposto de Renda 2023: Consulta ao primeiro lote é liberada; veja se você vai receber
A Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 nesta quarta-feira (24), a partir das 10h. Serão pagos R$ 7,5 bilhões a 4,1 milhões de contribuintes na primeira etapa, de acordo com o Fisco.
O primeiro lote será pago no dia 31 de maio — data final da declaração do IR.
Os contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos, aqueles com mais de 60 anos, contribuintes com deficiências física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério têm prioridade legal.
Depois, entram na fila aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix — desde seja o CPF.
Para os próximos lotes, a ordem segue a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregue o Imposto de Renda 2023, mais cedo recebe a restituição.
Como verificar a restituição?
Os contribuintes podem verificar quando receberão a restituição do Imposto de Renda 2023 através do site da Receita. Basta acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.
Para a consulta simples, os declarantes devem informar CPF, data de nascimento e ano de exercício.
Já a consulta completa da situação da declaração pode ser acessada pelo portal e-CAC, através do extrato de processamento. Os contribuintes conseguem visualizar o status da declaração e verificar se caíram na “malha fina”.
Para acessar, é necessário informar CPF, código de acesso e senha.
Calendário da restituição do Imposto de Renda 2023
- 31/5 – 1º lote
- 30/6 – 2º lote
- 31/7 – 3º lote
- 31/8 – 4º lote
- 29/9 – 5º lote (último)