BusinessTimes

Resistência de clientes a compartilhar dados é positiva para grandes bancos

18 dez 2020, 8:12 - atualizado em 18 dez 2020, 8:18
Santander
Bancos seriam beneficiados em não compartilhar tais dados, uma vez que estes são valiosos para modelagem de crédito, conclui analista (Imagem: Santander/Linkedin)

Com base em uma pesquisa veiculada na mídia, revelando que quase metade dos clientes bancários brasileiros não estão dispostos a compartilhar seus dados, a XP Investimentos aposta que tal cenário é positivo para os bancos que fazem parte da sua cobertura.

“Se representativo, poderia implicar em um obstáculo para o Open Banking (iniciativa do Banco Central para 2021), uma vez que clientes não se utilizariam da ferramenta para obter melhor avaliação de crédito por outros bancos que não o primário”, pontua o analista do setor financeiro Marcel Campos.

O analista da XP explica que os bancos sob cobertura da corretora possuem aproximadamente 80% dos R$3,7 trilhões do mercado de crédito brasileiro; décadas de dados de usuários; e se relacionam a mais tempo com consumidores brasileiros.

“Bancos seriam beneficiados em não compartilhar tais dados, uma vez que estes são valiosos para modelagem de crédito”, conclui Campos.

Veja na tabela abaixo as recomendações da XP para quatro ações bancárias:

Empresa Ticker Preço-alvo (R$) Dividend Yield 2021 (%)
Itaú Unibanco ITUB4 29 6,5
Bradesco BBDC4 27 6,9
Santander Brasil SANB11 32 8,6
Banco do Brasil BBAS3 43 8