Resista à manada: Fique de fora do IPO da Centauro
Se você ainda não faz parte dos milhares de investidores que já registraram o seu pedido de reserva de ações na venda inicial (IPO, na sigla em inglês) da Centauro (CNTO3), continue assim. Segundo dados do Estadão, a demanda já superou a oferta em 2,5 vezes.
Um levantamento do Money Times com quatro equipes de especialistas (Levante, Eleven, Empiricus e Inversa) mostra que apenas um indica a participação na oferta. Vale lembrar que esta sexta-feira (12) é o último dia para as reservas para esta oferta, que é a segunda tentativa da rede de lojas de artigos de ir ao mercado. A primeira foi em 2017.
O preço por ação estimado está entre R$ 12,10 e R$ 14,70. Considerando o preço médio, cerca de R$ 720 milhões irão ser captados pela companhia.
Para o time da Eleven Research, a Centauro conseguiu acertar um processo de turnaround muito bem executado recentemente e está preparada para se beneficiar do ciclo favorável da economia. “Porém, não encontramos assimetria entre o valor e o preço do IPO”, mostra um relatório da casa.
A Empiricus Research também parabeniza a empresa por sua reviravolta operacional e ressalta que a Centauro quer ser duas em uma só: varejista de lojas físicas e uma plataforma digital. Os números iniciais deste modelo parecem bons, mas vêm de um ano com Copa do Mundo. A recomendação também é para ficar de fora.
“Dito isso, vale lembrar que a Centauro estreará na Bolsa sem dívidas e com caixa para continuar investindo em sua revolução digital. Se a alta direção acertar a mão, poderemos estar diante de um belo caso de turnaround. Por isso, continuaremos acompanhando a companhia bem de perto nos próximos meses”, ressalta a Empiricus.
A Inversa Publicações, que também indica distância da oferta, avalia que o investimento só valeria a pena caso oferecesse um desconto razoável em relação a players maduros neste segmento, justamente para refletir os riscos eminentes ao processo de reestruturação.
Se o investimento da Centauro fosse uma corrida de revezamento, por exemplo, o melhor seria entrar nesta prova a partir do segundo bastão.
Outro lado
A Levante, por sua vez, indica a participação na oferta. Segundo a casa de análise, o preço-alvo encontrado para a empresa é de R$ 14. “Considerando a faixa média de preço de R$ 13,40 por ação, o múltiplo preço/lucro 2019 projetado da Centauro é de 18,5 x., desconto de 29% em relação ao múltiplo de Lojas Renner (LREN3), empresa referência em termos de execução e rentabilidade”, destaca em um relatório.