Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Repsol promete zerar emissões de gases de efeito estufa até 2050

02/12/2019 - 17:53
A empresa também revisou a meta de longo prazo do valor dos ativos de petróleo e gás em um mundo descarbonizado (Imagem: Wikimedia Commons)

A Repsol embarcou na tentativa mais ambiciosa de uma grande petroleira de se alinhar às metas climáticas de Paris. A empresa diz que pretende zerar as emissões de gases de efeito estufa de suas operações e de clientes até 2050.

A unidade de exploração e produção da gigante espanhola se concentrará no valor, e não no crescimento da produção, de acordo com comunicado da empresa divulgado na segunda-feira.

A empresa também revisou a meta de longo prazo do valor dos ativos de petróleo e gás em um mundo descarbonizado, o que resultaria em uma despesa contábil de 4,8 bilhões de euros (US$ 5,3 bilhões).

Os gastos serão redirecionados para a transição rumo a uma energia limpa, e o conselho de administração da Repsol aprovou novos investimentos em dois projetos solares e um eólico, com capacidade combinada de 1.600 megawatts, aumentando em 40% o portfólio total de energias renováveis da empresa.

Total Empresas
Concorrentes da Repsol, como Royal Dutch Shell, BP e Total, estabeleceram suas próprias metas para reduzir emissões (Imagem: Reuters/Charles Platiau)

“Estamos convencidos de que devemos estabelecer objetivos mais ambiciosos para combater as mudanças climáticas”, disse o CEO Josu Jon Imaz em comunicado na segunda-feira. “Acreditamos que agora é a hora certa para a Repsol. Fazemos isso com a máxima confiança.”

As maiores petroleiras estão sob crescente pressão para transformar as operações de acordo com as metas climáticas, não apenas de grupos ambientais, mas também de grandes investidores institucionais.

Concorrentes da Repsol, como Royal Dutch Shell, BP e Total, estabeleceram suas próprias metas para reduzir emissões e estão investindo em energia renovável, carregamento de carros elétricos e tecnologia de baterias.

Última atualização por Renan Dantas - 02/12/2019 - 17:53