Representante da CFTC fala sobre escopo regulatório ao mercado cripto nos EUA
Em uma declaração publicada hoje (23), Dawn Stump, representante da Comissão para a Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, procurou eliminar mal-entendidos e equívocos em relação ao escopo da CFTC em mercados cripto.
“A CFTC não regulamenta commodities (independentemente de serem ou não valores mobiliários); pelo contrário, a Comissão regulamenta derivativos – e isso vale para os ativos digitais do mesmo modo que vale para outras classes de ativos”, disse Stump.
A representante focou especialmente na “Falácia da Questão: É um Commodity ou um Valor Mobiliário?” quando se trata de ativos digitais. Esse é um assunto que foi trazido à tona na CFTC e na sua agência-irmã, a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC).
Stump já havia destacado os limites do escopo da CFTC no passado.
O presidente da SEC, Gary Gensler, tem solicitado um aumento da supervisão da SEC sobre os mercados cripto. Gensler passou a identificar, cada vez mais, corretoras cripto como corretoras de valores mobiliários, conforme escreveu em uma carta para a senadora Elizabeth Warren.