Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Rentabilidade bancária contraria previsão anterior do BC e segue em alta no 1º semestre

Reuters - 10/10/2019 - 10:22
Melhora veio pela recuperação gradual no crescimento da carteira de crédito em mix mais rentável e pela melhora na eficiência operacional dos bancos públicos (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O Banco Central indicou nesta quinta-feira que a rentabilidade dos bancos seguiu crescendo no primeiro semestre deste ano, contrariando expectativa da autoridade monetária sobre estabilização deste movimento, conforme Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

Segundo o documento, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido do sistema bancário alcançou 15,8% em junho de 2019, elevação de 1,1 ponto em relação a dezembro de 2018.

De acordo com o BC, a melhora veio pela recuperação gradual no crescimento da carteira de crédito em mix mais rentável e pela melhora na eficiência operacional dos bancos públicos. Também foi impactada pela retomada gradual do crescimento da carteira de crédito, com maior participação do crédito às famílias e às pequenas e médias empresas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Olhando à frente, o BC destacou que há “leve arrefecimento” dessa tendência, em função do “esgotamento da redução das despesas de provisão e da expectativa de retração dos ganhos de eficiência operacional”.

No REF anterior, o BC havia dito que a expectativa para este ano era de que a alta do indicador não fosse mais verificada após os bancos terem cortado gordura em custos e diminuído despesas de provisão.

Última atualização por Lucas Simões - 10/10/2019 - 10:22