Comprar ou vender?

Renner (LREN3), Vivara (VIVA3) e mais: Onde os tubarões do mercado estão investindo no varejo?

16 abr 2024, 15:10 - atualizado em 16 abr 2024, 15:14
varejo
Sentimento dos tubarões do mercado em relação ao varejo está marginalmente pior, mas o posicionamento segue misto (Imagem: Divulgação/B3)

Os investidores institucionais, conhecidos como tubarões do mercado, seguem cautelosos com as varejistas, revela pesquisa da XP Investimentos. O levantamento, divulgado no domingo (14), mostra que o sentimento em relação ao setor está marginalmente pior, mas o posicionamento continua misto.

13% dos investidores estão pessimistas quanto ao varejo. Entretanto, a maioria, 38%, tem exposição superior à média no mercado (overweight) e segue ampliando a parcela do setor nas carteiras.

Para os tubarões, a dinâmica de resultados continua relevante. 76% deles aponta que a melhora nos números das companhias motivaria o aumento da exposição ao segmento. Além disso, esse também é considerado como o principal critério para adicionar varejo no portfólio, seguido do valuation e risco de execução.

  • Quais são as melhores recomendações de investimento para abril das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente.

Em relação aos balanços dos três primeiros meses de 2024 (1T24), 47% dos investidores esperam mais um trimestre fraco, mas que, em sua maioria, já está precificado. Os mais otimistas, 31%, veem o período como um potencial ponto de inflexão.

Os tubarões esperam que Assaí (ASAI3), C&A Brasil (CEAB3), SmartFit (SMFT3), SBF (SBFG3) e Lojas Renner (LREN3) sejam os destaques positivos do trimestre. Já Petz (PETZ3), Arezzo (ARZZ3), Vivara (VIVA3) e Soma (SOMA3) devem liderar a ponta negativa.

A pesquisa da XP contou com 45 respostas, sendo que 64% foram de fundos long only.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As preferências dos tubarões no varejo

Os tubarões do mercado ainda têm maior exposição às varejistas de alta renda, apesar da diminuição.

51% dos investidores possuem alguma ação do segmento, seguido por 47% em varejo alimentar e 40% em consumo discricionário.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Em termos de preferências, Renner, SmartFit e Assaí se destacam — nessa ordem. SBF ganhou espaço contra Vivara e, agora, ranqueia em quarto lugar.

Além disso, a Vivara e a Arezzo são as companhias monitoradas mais de perto, seguida por Renner.