Comprar ou vender?

Renner (LREN3), Vivara (VIVA3) e mais: Onde os tubarões do mercado estão investindo no varejo?

16 abr 2024, 15:10 - atualizado em 16 abr 2024, 15:14
varejo
Sentimento dos tubarões do mercado em relação ao varejo está marginalmente pior, mas o posicionamento segue misto (Imagem: Divulgação/B3)

Os investidores institucionais, conhecidos como tubarões do mercado, seguem cautelosos com as varejistas, revela pesquisa da XP Investimentos. O levantamento, divulgado no domingo (14), mostra que o sentimento em relação ao setor está marginalmente pior, mas o posicionamento continua misto.

13% dos investidores estão pessimistas quanto ao varejo. Entretanto, a maioria, 38%, tem exposição superior à média no mercado (overweight) e segue ampliando a parcela do setor nas carteiras.

Para os tubarões, a dinâmica de resultados continua relevante. 76% deles aponta que a melhora nos números das companhias motivaria o aumento da exposição ao segmento. Além disso, esse também é considerado como o principal critério para adicionar varejo no portfólio, seguido do valuation e risco de execução.

  • Quais são as melhores recomendações de investimento para abril das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente.

Em relação aos balanços dos três primeiros meses de 2024 (1T24), 47% dos investidores esperam mais um trimestre fraco, mas que, em sua maioria, já está precificado. Os mais otimistas, 31%, veem o período como um potencial ponto de inflexão.

Os tubarões esperam que Assaí (ASAI3), C&A Brasil (CEAB3), SmartFit (SMFT3), SBF (SBFG3) e Lojas Renner (LREN3) sejam os destaques positivos do trimestre. Já Petz (PETZ3), Arezzo (ARZZ3), Vivara (VIVA3) e Soma (SOMA3) devem liderar a ponta negativa.

A pesquisa da XP contou com 45 respostas, sendo que 64% foram de fundos long only.

As preferências dos tubarões no varejo

Os tubarões do mercado ainda têm maior exposição às varejistas de alta renda, apesar da diminuição.

51% dos investidores possuem alguma ação do segmento, seguido por 47% em varejo alimentar e 40% em consumo discricionário.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Em termos de preferências, Renner, SmartFit e Assaí se destacam — nessa ordem. SBF ganhou espaço contra Vivara e, agora, ranqueia em quarto lugar.

Além disso, a Vivara e a Arezzo são as companhias monitoradas mais de perto, seguida por Renner.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar