Renda Fixa

Renda Fixa: Quais investimentos vão subir mais em junho e quais é hora de vender

01 jun 2023, 15:23 - atualizado em 01 jun 2023, 15:23
Carteira de renda fixa
Renda fixa ainda tem prêmio elevado para entregar em junho, basta saber escolher o prazo de vencimento mais adequado. (Imagem: Pixabay/ Sponchia)

Quem investe em renda fixa não teve muito do que se queixar no mês de maio, com títulos públicos de médio e longo prazos entregando lucro ao redor de 4%. No mesmo período, o Ibovespa teve ganho de 3,73%.

Então, qual será a melhor estratégia para continuar fazendo dinheiro na renda fixa em junho?

Conforme João Luiz Piccioni Junior, responsável pela gestão do time de análise da Empiricus Research, chegou o momento de “alongar os prazos dos títulos”.

Durante a transmissão do Giro do Mercado nesta quinta-feira (1º), o especialista comentou que os títulos de renda fixa com prazos curtos já precificaram os ganhos da queda dos juros futuros.

“Os prêmios nos vencimentos mais curtos, como Tesouro Prefixado 2026 ou 2029, já se esgotaram. Então, a sugestão para quem está comprado e quer ficar em renda fixa é resgatar os títulos e comprar vencimentos mais longos, como o Tesouro IPCA+ 2035“, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renda fixa isenta de IR

Fora do Tesouro Direto, quando o investidor empresta o seu dinheiro diretamente para empresas com investimentos de crédito privado, é onde analistas de renda fixa enxergam potencial de valorização ainda maior em junho.

Conforme Marina Renosto, head de alocação da Blackbird Investimentos, o movimento de queda das taxas no Tesouro Direto está mais avançado.

Em outras palavras, o grosso dos ganhos de marcação a mercado com títulos públicos pode já ter ficado para trás.

Olhando para o desempenho em 2023 até maio, o Tesouro Prefixado 2029 já disparou 13%, ao passo que o Tesouro IPCA+ 2035 avançou 11%.

Ao mesmo tempo, a dinâmica dos investimentos isentos como CRA, CRI e debêntures é diferente.

“Tem muita oportunidade em crédito privado já que as taxas dos títulos ainda não caíram muito. Desde o escândalo da Americanas (AMER3) no início do ano, até empresas com nota de crédito AAA tiveram reprecificação das taxas para cima”, aponta.

Assim, esses títulos de renda fixa que são isentos de imposto de renda ainda oferecem taxas ao redor de IPCA + 8% e CDI + 2% ao ano.