Renda Fixa

Renda Fixa: Piora dos mercados abriu janela para lucrar com este título, vê Santander

18 abr 2024, 12:13 - atualizado em 18 abr 2024, 12:13
tesourodireto
As taxas dos títulos do Tesouro apresentaram altas antes vista apenas em abril de 2023. (Imagem: Brenda Rocha/Blossom/Shutterstock)

A semana tem sido conturbada, com os mercados em alerta com a escalada do conflito no Oriente Médio, a alta no dólar e no petróleo, além da maior cautela com o quadro fiscal no Brasil após revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025. Somado a isso, ainda há expectativas de cortes nos juros dos Estados Unidos, que foram prorrogadas.

O cenário de aversão ao risco tem sido propício para que as taxas dos títulos públicos subam tanto nos Estados Unidos, quanto por aqui. Nesta quarta-feira (18), os títulos prefixados atingiram suas máximas no ano com lucros de até 11,92%, enquanto o IPCA+ chegou a sua maior taxa desde abril de 2023, na terça-feira (16), com títulos lucrando até 6,11%.

Para Caio Camargo, estrategista de Investimentos do Santander Brasil, o momento é uma boa oportunidade de entrada nos títulos públicos, desde que investidor observe seu perfil.

“Este movimento abre espaço para alocação, principalmente em títulos prefixados, desde que o investidor tenha perfil para tomar risco”, afirma Camargo.

Ele observa ainda que a maior volatilidade do ambiente externo, que afeta o cenário doméstico, pode fazer com que as taxas oscilem bastante e lucrem na marcação a mercado, gerando oportunidades.

“Pode ser que a marcação de curto prazo sofra um pouco, mas pensando no longo prazo, é um investimento atrativo que pode fazer sentido para todos os investidores, com percentual de alocação na carteira adequado ao seu perfil”, avalia.

Já os títulos públicos atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, Camargo aponta que taxas próximas de 6% acima do índice são boas oportunidades de investimento, e também uma forma de proteção na carteira.

“Se o mercado se estressar demais e tivermos uma inflação mais alta do que o esperado, esse título protege o investidor do possível repique nos preços”, explica.

  • Risco Fiscal x Renda Fixa: Tesouro Direto está pagando mais de 6% em juros; É hora de investir? descubra no Giro do Mercado:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar