Renda fixa pagou 40% mais que o Ibovespa em 10 anos; como investir no ETF do IMA-B 5
O IMA-B 5 é um índice de renda fixa que entrega com consistência um rendimento superior ao do CDI e até do Ibovespa (IBOV) no longo prazo. Nos últimos 10 anos, essa parcela da renda fixa pagou 40% mais que o principal índice de ações da Bolsa brasileira.
Conforme dados da Anbima e da Bloomberg, o Ibovespa rendeu 136% na última década, ao mesmo tempo que o CDI (índice que acompanha de perto a Selic) subiu 138%. Contudo, o IMA-B 5 decolou quase 190% no período.
Mas como funciona o IMA-B5? Sua mecânica reinveste automaticamente os juros pagos pelos títulos Tesouro IPCA+ negociados no Tesouro Direto. Dessa maneira, o investidor de renda fixa tem acesso a uma carteira automática de títulos públicos indexados à inflação.
“Então, é como se os recursos vindos de vencimentos ou pagamentos de juros fossem automaticamente reinvestidos numa taxa mais elevada“, explica o analista André Fialho, da Genial Investimentos.
- Mercado Livre (MELI34) declara guerra aos concorrentes e chama atenção dos analistas: É hora de comprar as ações da gigante do e-commerce? Veja quais são as oportunidades no Giro do Mercado desta segunda-feira (14), é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Como investir no IMA-B 5?
Os títulos públicos indexados ao IPCA no índice têm automaticamente um prazo de vencimento de até cinco anos. Logo, a melhor forma de investir nessa parcela da renda fixa é via ETF.
A recomendação da corretora é o ETF B5P211, cuja cota custa aproximadamente R$ 84. Dentre as vantagens, estão:
- IR de 15% independente do prazo do investimento;
- juros são reinvestidos sem pagamento de IR;
- liquidez em D+1; e
- baixa taxa de administração (0,20% ao ano).