Renda Fixa

Renda fixa no exterior tem fraqueza não precificada; já o Brasil vive fase de ouro

28 jul 2023, 16:02 - atualizado em 28 jul 2023, 16:02
Renda fixa no exterior
Renda fixa no exterior tem qualidade fraca nas emissões de crédito privado. No entanto, os investimentos no Brasil têm prêmios gordos a entregar. (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

A renda fixa no exterior negocia com fraqueza ainda não precificada pelo mercado em julho, conforme avaliação da Janus Henderson Investors sobre a qualidade das emissões de crédito privado corporativo.

Sendo assim, todas as métricas trimestrais mostram uma deterioração ampla, embora leve, sugerindo que o risco de calote pode aumentar na segunda metade de 2023, mesmo que o ritmo seja mais lento do que em ciclos anteriores.

Os pessimistas apontam a fraqueza nos principais indicadores econômicos, a persistência da inflação subjacente e a deterioração das métricas de crédito; já os otimistas contra-argumentam afirmando que os mercados de trabalho estão fortes, a redução da inflação é geral e há um consumidor robusto.

Monitor de Risco de Crédito da Janus Henderson

Indicador 2T22 3T22 4T22 1T23 2T23
Cargas e serviços de dívida Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho
Acesso aos mercados de capitais Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho
Fluxo de caixa e lucros Sinal Amarelo Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho Sinal Vermelho

“Nossa visão é mais cautelosa, pois esperamos que mais “créditos problemáticos” surjam à medida que o impacto retardado de uma política mais rigorosa se faça sentir. Dito isso, o cronograma pode ser prolongado, uma vez que muitas empresas não refinanciaram nos próximos um a quatro anos, em média”, afirma Jim Cielinski, diretor global de renda fixa da Janus Henderson.

Afinal, os riscos da renda fixa no exterior são diferentes do momento em que os ativos brasileiros negociam no mercado. Até porque, os Estados Unidos e, principalmente a Europa, estão no ciclo de subida de juros, enquanto o Brasil se prepara para cortar a taxa Selic.

  • Balanço da Vale (VALE3) anuncia dividendos de R$ 8 bilhões: É hora de investir na empresa? Veja qual é a recomendação para as ações da mineradora no Giro do Mercado de hoje (28) clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.

Renda fixa no Brasil

Os investimentos de renda fixa no Brasil estão mais apetitosos para o investidor estrangeiro, após a agência de classificação de risco Fitch dar em julho um selo de qualidade melhor ao país, elevando a nota de crédito de ‘BB-‘ para ‘BB’.

Portanto, quando o Brasil tem menos chances de dar calote na visão mundial, os juros futuros tendem a cair, o que gera ganhos de marcação a mercado na renda fixa.

Conforme Frederico Khouri, analista do BTG Pactual, a curva de prêmio sobre os títulos Tesouro IPCA+ negociados no Tesouro Direto chegou a fechar 0,5 ponto percentual até julho deste ano, ficando com um prêmio próximo de 1,3 ponto percentual. Entretanto, ainda tem espaço para lucrar com títulos de renda fixa em 2023.

“Dessa maneira, considerando os níveis atuais de inflação implícita para os respectivos vencimentos na renda fixa, os títulos públicos no Tesouro Direto oferecem hoje, em média, um retorno líquido anual entre 9% e 9,5%. Por outro lado, papéis isentos de IR chegam a pagar entre 11% e 13% ao ano, mesmo emissões de crédito privado de baixo risco”, explica Khouri.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar