Renda fixa isenta de IR paga IPCA + 6,50%; debêntures para lucrar com marcação a mercado
Os títulos de renda fixa indexados à inflação (IPCA+) são os favoritos dos tubarões do mercado em 2023. Dessa maneira, o Renda Fixa Turbo mostra qual é o título isento de imposto de renda pagando IPCA + 6,50% ao ano, que caiu nas graças dos analistas para ganhar com marcação a mercado.
Conforme a Genial Investimentos, as debêntures incentivadas da holding do Araguaia (HARG11) são a bola da vez. A empresa é subsidiária da Ecorodovias (ECOR3) e paga um bom prêmio acima dos títulos públicos.
Como a holding garante parte da dívida de suas subsidiárias, então a corretora avalia o perfil de crédito da Ecorodovias.
- Small Caps Masters: Descubra o segredo para encontrar as melhores ações da bolsa no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
Debêntures com ganhos de marcação a mercado
Quando o investidor de renda fixa empresta o seu dinheiro diretamente empresas é fundamental que:
- o título de crédito privado pague mais do que o investidor renderia ao emprestar a sua grana ao governo brasileiro no Tesouro Direto; e
- a empresa tenha condições financeiras de honrar com suas dívidas no futuro e devolver o capital do investidor com juros.
“A Ecorodovias têm concessões maduras, com forte geração de caixa e flexibilidade para realizar os investimentos necessários. Logo, a empresa deve reduzir o seu endividamento a níveis adequados”, escreve o analista de renda fixa André Fialho, em relatório publicado em agosto.
Segundo o analista, a Ecorodovias tem um extenso plano de investimento porque as novas concessões são financiadas com dívida.
No caso, a taxa indicativa da holding Araguaia (HARG11) é de IPCA + 6,50% ao ano, sem cobrança de IR. O título vence em 15 de outubro de 2036.
Entretanto, o Tesouro IPCA +2030 oferece taxa de IPCA + 5% ao ano, com incidência de IR e próximo da média histórica.
“Ainda há espaço para as taxas de algumas de debêntures caírem desde os eventos de Lojas Americanas e Light. Então, com a queda dos spreads, esperamos ganhos com marcação a mercado em (HARG11)”, afirma Fialho.