Renda Fixa

Renda fixa: Invista como conservador e saia no lucro em abril; veja carteira recomendada do BTG

05 abr 2022, 14:35 - atualizado em 05 abr 2022, 14:46
Cofrinho Tesouro Direto Renda Fixa
Investidor conservador, que tem mais de 80% de sua carteira em renda fixa, está levando a melhor e BTG Pactual mantém recomendação. Confira o que comprar (Imagem: Pixabay/ Julien Tromeur)

Emprestar dinheiro e receber juros por isso, a famosa renda fixa, volta e meia está atrelada a ideia de investidor conservador ou algo do gênero.

Neste mês de abril, o Money Times passa a divulgar carteiras recomendadas de renda fixa, a começar pelo portfólio indicado pelo BTG Pactual aos investidores menos tolerantes ao risco.

O banco mantém a recomendação de 81,5% do dinheiro disponível para investimento no mês ser aplicado somente em renda fixa.

O restante da composição da carteira conservadora do BTG prevê destinar 7,5% em fundos de investimentos (gestão ativa), 6% em renda variável no Brasil (ações small caps e boas pagadoras de dividendos), 2,5% em ativos internacionais (carteira de BDRs) e 2,5% em fundos imobiliários.

No acumulado do ano, a carteira recomendada pelo BTG aos investidores conservadores teve mais retorno do que o portfólio dos sofisticados (investidores com um pé maior na renda variável), à medida que a primeira rendeu 3,02% e a outra 2,42%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

80% em renda fixa

Como você mesmo pode notar, mais de 80% da carteira do investidor conservador estará alocada em renda fixa neste mês.

Mas, entre as muitas possibilidades de investimento no mercado, o que exatamente o BTG recomenda comprar em renda fixa?

“Seguimos com grande parte da alocação ainda focado em Pós-fixado (71,5%), para capturar o ciclo de alta da Selic – cada vez maior”, afirma o banco em relatório enviado a clientes.

Embora o Banco Central tenha dito que o ciclo de alta da taxa Selic deve se encerrar em 12,75% ao ano na próxima reunião do Copom em maio, o BTG calcula que a taxa básica de juros da economia deve encostar em 13,25% ao ano.

Independente do tamanho da alta dos juros a seguir, o fato é que a Selic ainda tem espaço para subir do seu patamar atual em 11,75% ao ano.

O banco manteve a posição de 10% em títulos de renda fixa atrelados à inflação, favorecendo alocações em papéis curtos e intermediários, com expectativa de capturar mais o carrego antes do pico de inflação em abril.

A não exposição em títulos prefixados, que também estão disponíveis no Tesouro Direto, para o perfil de investidor conservador em específico reflete justamente a incerteza de onde vai parar a inflação no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=qVzQmAtGn_k&t=1s

Alocações detalhadas em renda fixa

Acompanhe na tabela a seguir as alocações detalhadas de cada investimento em renda fixa indicado pelo BTG Pactual na carteira recomendada para o mês de abril:

Investimento Índice de referência Onde comprar Quanto aplicar (%)*
Tesouro Selic IMA-S Tesouro Direto 55
CDB / LCI / LCA Acima de 106% do CDI Corretoras e bancos 16,5
Tesouro IPCA+ 2025 IMA-B 5 Tesouro Direto 5
Tesouro IPCA+ 2029 IMA-B Tesouro Direto 5
*Total a aplicar em renda fixa pelo investidor conservador é de 81,5%

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Imposto de Renda: Como declarar investimento em Renda Fixa?

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.