Debêntures

Renda fixa: Empresas no Brasil que oferecem mais retorno em títulos isentos de IR

28 ago 2023, 15:17 - atualizado em 28 ago 2023, 15:17
Renda Fixa
Renda fixa: Taxas de bonds swaps já caíram bastante, mas debêntures ainda têm muito espaço para fechar na curva de juros. (Imagem: Unsplash)

O investidor de renda fixa ainda pode encontrar boas taxas de rentabilidade no crédito privado. Contudo, poucas são as companhias brasileiras que oferecem juros bem acima do Tesouro Direto na reta final de agosto.

Além disso, as debêntures no Brasil, que são isentas de imposto de renda, estão mais vantajosas que bonds swaps negociados no exterior, conforme o BTG Pactual.

A partir do mês de maio, as taxas de rentabilidade das debêntures e de bons swaps passaram a cair. Porém, os títulos de dívida em dólar caíram bem que as taxas da renda fixa privada brasileira.

“O prêmio obtido ao swappar as taxas internacionais diminuíram, especialmente para o Brasil, que tem sido uma das regiões com melhor desempenho na América Latina“, afirma o banco.

Destaques notáveis no mercado internacional de renda fixa incluem empresas como: BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3) e CSN (CSNA3). Então, os bonds swappados mostraram um significativo fechamento de spreads nos últimos meses, gerando ganhos com marcação a mercado.

Renda fixa no Brasil

Enquanto os títulos de crédito privado em dólar (bonds) viram suas taxas afundarem bastante, as debêntures no Brasil tiveram um movimento tímido. Ou seja, o investidor brasileiro ainda tem chances de obter mais ganhos com marcação a mercado.

No detalhe, as debêntures indexadas à inflação (IPCA+) tiveram ajuste maior em comparação com as taxas atreladas ao CDI+.

” À medida que os fluxos para fundos de crédito melhorem, os spreads das debêntures devem melhorar nos próximos meses”, afirma o analista de crédito privado Frederico Khouri.

Bonds Swappados CDI+

Emissor Ticker Bond Rentabilidade Vencimento (anos) Swapped CDI+
BRF BRFSBZ ’26 6,5% ao ano 2,9 0,6%
CSN CSNABZ ’28 8,6% ao ano 3,9 2,8%
Marfrig MRFGBZ ’29 8,1% ao ano 5,0 2,6%

Debêntures CDI+

Emissor Ticker Debênture Vencimento (anos) Taxa CDI+ Delta (Bonds e Debêntures)
BRF BRFS41 2,3 3,0% -235 pontos base
CSN CSNAA1 3,9 3,7% -82 pontos base
Marfrig MRFGA0 2,1 2,8% -24 pontos base

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar