BusinessTimes

Renda fixa: Como montar uma carteira balanceada de investimentos em 2023?

25 jan 2023, 12:00 - atualizado em 24 jan 2023, 14:11
Renda fixa
Veja as recomendações de títulos de renda fixa para se investir em 2023 e aproveitar taxas de juros elevados e isenção de Imposto de Renda. (Imagem: Shutterstock | Montagem: Julia Shikota)

Não é de hoje que o investidor ouve que 2023 será o ano da renda fixa. Mas isso não significa que todos os investimentos da categoria vão performar bem no ano.

Uma carteira bem balanceada em termos de indexadores e prazos de vencimentos é o que faz a diferença na avaliação dos analistas André Fialho e Ygor Araújo, da Genial Investimentos.

Eles recomendam como montar uma carteira de renda fixa ideal para enfrentar as incertezas do mercado sobre como o governo Lula irá lidar com a responsabilidade fiscal.

Renda fixa em 2023

A Genial recomenda que os investimentos em renda fixa se dividam entre títulos pós-fixados (atrelados ao CDI com vencimento até meados de 2024) e títulos indexados ao IPCA (que protegem o poder de compra do investidor) com vencimento até 2030.

“As taxas dos títulos públicos de inflação (Tesouro IPCA+) acima de 6% estão em patamar bastante elevado, já refletindo o cenário de maior risco, além de oferecer proteção contra uma inflação mais persistente”, destaca a dupla de especialista em relatório enviado a clientes.

Para quem tem maior apetite a risco, também pode encontrar boas oportunidades na renda fixa, alocando em títulos de crédito privado emitidos por empresas de elevada qualidade e com isenção de imposto de renda (casos dos CRAs, CRIs e debêntures incentivadas).

E será que é hora de investir em títulos prefixados (quando o investidor conhece a rentabilidade e trava a taxa no momento da compra, podendo carregar até o vencimento ou vender no meio do caminho)?

Olhando o histórico dos títulos prefixados, a alocação segue com a pior relação risco x retorno para os vencimentos mais longos, dada a pequena inclinação da curva, adverte a corretora.

“Para capturar melhor os retornos em títulos prefixados, os melhores investimentos são nos que tem vencimento em no máximo três anos”, recomendam os analistas.

Recomendações

Tipo de Renda Fixa Emissor Rentabilidade (%) Pag. de Juros Vencimento
Debênture Sabesp IPCA + 7,12% ao ano Semestral 2030
LCA Pós-fixado ABC Brasil 92% do CDI No venc. 2024
LCA Prefixado BTG Pactual 11,23% ao ano No venc. 2025

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar