Renda Fixa

Renda fixa: 5 fundos que apresentam a melhor rentabilidade durante o ano

20 nov 2023, 16:00 - atualizado em 18 nov 2023, 11:07
fundos de renda fixa com melhor performance
O fundo de renda fixa de melhor desempenho teve rentabilidade de 14,20% até agora. (Imagem: Getty Images Pro)

A XP realizou um levantamento do rendimento dos principais fundos de renda fixa das gestoras no Brasil. Cinco títulos se destacaram pelas suas performances até aqui.

O mercado brasileiro tem ganhado maior confiança dos investidores e a consequente compressão dos prêmios de risco domésticos mantém os analistas da instituição financeira cautelosos diante dos desafios que o mercado de crédito ainda enfrenta.

Sobre os desafios que continuam pela frente, os gestores da XP aponta as incertezas relacionadas à taxa terminal da política monetária contracionista, promovida pelas economias desenvolvidas, e a necessidade de financiar os elevados déficits fiscais dos EUA seguiram pressionando as taxas de juros globais.

“No Brasil, a curva de juros teve novo aumento, o mercado agora precifica corte na Selic para um nível um pouco abaixo de 11% e depois terá que voltar a subir. Consideramos uma taxa de 11% alta para um país onde os núcleos de inflação correntes estão já próximos da meta de 3%”, analisou a XP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os fundos

  • Kinea Prev XP Seg IPCA Dinâmico FICFI RF

O fundo da gestora Kinea aparece em primeiro lugar quando se fala em rentabilidade a longo prazo. Em 1o meses, o fundo teve um lucro de 14,30%, sendo em outubro uma performance mais baixa, de 0,15%, e em 12 meses de 15,35%.

Para comparação, é utilizado como referência o CDI que pagou esse ano, até então, 11,02%.

Os analistas da XP apontam que a aplicação manteve sua exposição ao longo do mês com 95% do patrimônio em IPCA com prazo médio de aproximadamente 11 meses. A alocação atual também seguiu concentrada nos daps com vencimentos agosto de 2024 e maio de 2025.

  • Riza Statheros FIC FIM CP

A Riza Capital assumiu a segunda posição com o fundo Riza Statheros FIC FIM CP, que teve retorno de 1,14% no mês de outubro, 13,18% no ano e 16,14% nos últimos 12 meses.

A composição do fundo, de acordo com a sua lâmina de informações, é 99% em FIDCs cota sênior. De acordo com o gestor, a aplicação está “cumprindo a função de ser um produto extremamente estável em termos de retorno e volatilidade”.

    • QUEM INVESTE EM PREVIDÊNCIA PODE RECEBER UM PIX DA RECEITA FEDERAL? Fundo pode ser uma boa oportunidade para quem quer pagar menos IR e até aumentar sua restituição; confira no Giro do Mercado clicando aqui: 

  • Novus Renda Fixa Exclusive FIC FI LP

O Novus Renda Fixa apresentou resultado de 0,85% no mês, com ganhos em juros nominais e juros internacionais, e perdas em juros reais. No ano, a rentabilidade foi 13,11% e, nos últimos 12 meses, de 12,9%.

O gestor apontou que o fundo manteve a compra de inclinação e a aplicação no juro de 5 anos. “No México, estamos aplicados no juro curto. No Brasil, seguimos comprados em NTN-B, parcialmente travada, e com pequena posição aplicada”, explica.

  • Brave I FIC FIM CP

O fundo que aparece na quarta posição é o Brave I FIC FIM CP e investe majoritariamente em FIDCs – especificamente em cotas Sêniores e Mezaninos. Ele rendeu no ano 12,94% e 15,86% em 12 meses.

Segundo as informações da gestora, buscando incrementar a rentabilidade do fundo, aplicou-se aproximadamente R$ 77 milhões em 18 ativos diferentes, cuja rentabilidade média ponderada é de CDI+ 3,48% a.a..

  • ARX Hedge FIC INFRA RF

O quinto fundo mais rentável é da gestora ARX que teve lucro de 1,23% no décimo mês de 2023, sendo 12,88% no ano e 15,24% nos últimos 12 meses.

Este fundo é composto por ativos destinados ao financiamento de projetos de infraestrutura, sendo grande parte da distribuição em títulos de crédito privado.

O bom desempenho pode ser explicado por conta dos ativos de crédito high grade que continuaram performando bem. Segundo a XP, os prêmios de risco pagos a emissores de altíssima qualidade creditícia e inseridos em setores defensivos mantiveram a trajetória de queda observada nos últimos meses.

Veja tabela comparativa dos fundos que mais renderam

Nome do investimento Mês Ano 12 meses
Kinea Prev XP Seg IPCA Dinâmico FICFI RF 0.15% 14.30% 15.35%
Riza Statheros FIC FIM CP 1.14% 13.18% 16.14%
Novus Renda Fixa Exclusive FIC FI LP 0.85% 13.11% 12.90%
Brave I FIC FIM CP 1.16% 12.94% 15.86%
ARX Hedge FIC INFRA RF 1.23% 12.88% 15.24%