Renault considera listagem de ativos de veículos elétricos, diz presidente
O presidente-executivo da Renault, Luca de Meo, disse nesta terça-feira que os planos da montadora de criar uma divisão separada para veículos elétricos podem levar a uma listagem da unidade em bolsa.
“Isso pode significar uma listagem separada. Isso é condicional, é precisamente isso que estamos analisando”, disse De Meo em entrevista a jornalistas.
O plano de separar a atividade de motores de combustão pode interessar à Nissan ou a investidores de longo prazo, acrescentou ele.
De Meo quer levar adiante a ideia de criar divisões separadas para veículos elétricos e motores a combustão, apesar da incerteza sobre os custos à empresa de suspensão de operações na Rússia, disseram três fontes à Reuters na semana passada.
Atrás de rivais como Tesla (TSLA) e Volkswagen, a montadora francesa esboçou uma mudança de estratégia em fevereiro, dias antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.
De Meo disse nesta terça-feira que a Renault está “muito confiante” em cumprir seu plano de reestruturação de negócios, uma vez que está com caixa apesar do impacto da suspensão de negócios na Rússia.
A guerra na Ucrânia resultou na imposição por potências ocidentais de extensas sanções contra a Rússia, o que colocou a Renault, controladora da maior montadora russa, Avtovaz, no que De Meo chamou de “situação muito complexa”.