Renan Filho no MME pode ser a solução para agradar o Nordeste, o MDB e o pai, Renan Calheiros
O senador eleito por Alagoas Renan Filho poderá deixar a cadeira para o suplente para assumir o Ministério de Minas e Energia (MME). Seria uma das soluções para contemplar o Nordeste com uma pasta de peso em agradecimento à votação maciça que o candidato petista teve na região.
O político do MDB, filho do senador Renan Calheiros (mesmo partido), apoiador integral do 3º mandato de Lula, foi governador do estado.
Como o pai, é adversário do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), homem-forte de Jair Bolsonaro e primeiro líder do Centrão a admitir a derrota do presidente e pedir respeito às urnas.
José Renan Vasconcellos Calheiros Filho é economista, não tem ligação com a área de energia, mas uma fonte de Money Times, com trânsito no MME e com membros do governo eleito, lembra algumas sinergias políticas para indicação do senador alagoano eleito.
Ele também confirma que o nome de Jean Paul Prates, senador pelo PT do Rio Grande do Norte, está entre as apostas para a presidência da Petrobras (PETR4), como já se tem comentado.
A pasta sempre foi reduto do MDB (ainda como PMDB), antes de Bolsonaro, e a senadora Simone Tebet, candidata a presidente, declarou apoio incondicional a Lula no segundo turno.
Ainda sob anonimato, inclusive por esperar ser convocado para participar da equipe de transição, ele destaca que temas como petróleo, gás e eólicas dividem interesses entre o Nordeste e o Rio de Janeiro. Este estado, porém, não tem um nome forte do MDB atualmente.
A última aptidão de Renan Filho, claro, é ser filho de Renan Calheiros.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!