Política

Renan Calheiros vence disputa do MDB para a eleição da presidência do senado

01 fev 2019, 9:04 - atualizado em 01 fev 2019, 9:04

O Senador do MDB (AL), Renan Calheiros, foi o escolhido pelo partido para disputar a presidência do senado na noite desta última quinta-feira (31). O MDBista venceu a companheira partidária Simone Tebet (MS), por 7 votos a 5.

+ Veja aqui quais são as pequenas gigantes da Bolsa que podem te ajudar a transformar centavos em milhões

Ao término da votação, Renan não quis dar entrevista coletiva. Quando questionado se a votação apertada rachou o partido, o MDBista se absteve de resposta. O senador apenas declarou que política é algo muito complexo e caminhou direto para o seu gabinete.

Já a derrotada Simone Tebet, que cogitava se candidatar fora da legenda caso perdesse a indicação do partido, desistiu da ideia: “Não posso ser candidata avulsa, não é que eu recuei, não tem espaço. Diante de tantos candidatos, não teria voto”, disse a senadora em entrevista a agência Reuters.

Simone era uma alternativa para o partido, visto que Calheiros tem 18 inquéritos no STF (Superior Tribunal Federal). O senador é um dos poucos políticos tradicionais que conseguiram reeleição em 2018.

Para manter a sobrevida política, Renan deve embarcar no governo do presidente Jair Bolsonaro, sinalizando inclusive um Fast-track no início do ano. O senador apoiou Fernando Haddad (PT) nas eleições presidências de 2018.