Política

Relator da PEC do Fundeb no Senado apresenta parecer sem mudanças em proposta

29 jul 2020, 16:52 - atualizado em 29 jul 2020, 16:54
Flavio Arns
“Agora, como relator no Senado, já apresentei meu relatório para discussão, ratificando o texto da Câmara”, disse Arns (Imagem: Twitter/Flavio Arns)

O senador Flavio Arns (Rede-PR) anunciou nesta quarta-feira nas redes sociais que apresentou parecer a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga de maneira permanente o Fundo de Financiamento do Ensino Básico (Fundeb) sem alterações em relação ao texto aprovado pela Câmara, e que espera que a matéria seja votada no Senado em agosto.

“Agora, como relator no Senado, já apresentei meu relatório para discussão, ratificando o texto da Câmara, e a gente espera que nas duas próximas semanas ele seja votado”, disse Arns, em vídeo publicado no Twitter.

A Câmara aprovou a PEC na semana passada. Ao incorporar sugestões feitas pelo governo de última hora, a proposta prevê uma elevação da parcela da União no fundo dos atuais 10% para 23% em seis anos. A versão anterior previa um repasse federal de 20%.

O atual Fundeb será encerrado em dezembro deste ano e o governo cogitou só retomá-lo em 2022, deixando o próximo ano sem esse aporte de recursos federais para Estados e municípios. No entanto, o texto aprovado pela Câmara mantém o repasse ininterruptamente.