Reino Unido pretende elaborar regulamentações para stablecoins
O ministro das finanças britânico Rishi Sunak pôs stablecoins — moedas digitais de valor estável — e moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês) no centro das iniciativas do Reino Unido em continuar sendo um núcleo de serviços financeiros pós-Brexit.
Nessa segunda-feira (9), o Ministério das Finanças do Reino Unido disse que fornecerá propostas para regulamentar “iniciativas relevantes de stablecoins” para garantir que possuam os mesmos padrões que os métodos de pagamento concorrentes.
Sunak tuitou que o Ministério irá “publicar uma consultoria para garantir que moedas novas e recém-emitidas, stablecoins, atendam os altos padrões que exigimos de outros métodos de pagamento”.
We’ll publish a consultation to ensure new privately-issued currencies, stablecoins, meet the high standards we expect of other payment methods.
And the @bankofengland & Treasury are considering if central banks can issue their own digital currencies, as a complement to cash. pic.twitter.com/k5hbVT8R5X
— Rishi Sunak (@RishiSunak) November 9, 2020
O ministro também parabenizou o trabalho realizado pelo Ministério com o Banco da Inglaterra para determinar se e como bancos centrais irão emitir CBDCs como um complemento ao dinheiro físico.
Não há muitos detalhes sobre o plano, mas as propostas de stablecoin podem ser o pontapé inicial que Rhomaios Ram, da Fnality International, estava esperando acontecer até o fim do ano.
Nikhil Rathi, diretor executivo da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA), disse que a reguladora continuará a trabalhar com o governo para apresentar os planos destacados pelo Ministério, incluindo “encorajar a inovação responsável nas finanças”.
Por que bancos centrais têm interesse em criptomoedas?